A violencia domestica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2403 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
República de Angola
Ministério da Educação
Instituto médio industrial de Angola

Tema:










Nome: Matias Sebastião
Nº 45
Curso: Electrónica e Telecomunicações
Turma: ET10A
Sala: 50

Docente
Prof.Gudinha

Agradecimentos

Agradeço em primeiro a Deus, por me capacitar com a vida e condições para realização deste trabalho; aos meus pais por me concederemos requisitos para este trabalho.
E agradeço ao meu irmão mais velho e aos meus colegas pela ajuda na preparação do trabalho e sua respectiva defesa.

Obrigado.

Índice

Introdução 5
Violência doméstica 6
Tipos de violência Doméstica 7
Causas (violência domestica) 10
Consequências (violência domestica) 11
Como ajudar as vítimas 12
Conclusão 13
Bibliografia 14

IntroduçãoEste trabalho foi elaborado no âmbito da disciplina de FAI tratando o tema “Violência Doméstica”, que é um dos piores males que assola o mundo todo, Ela existe em todos os países e atinge todas as classes sociais. É o sintoma mais visível da desigualdade de poderes nas relações entre homens e mulheres. Muitas são as pessoas que definem a violência doméstica como sendo a agressão física feitapelo marido à mulher; e esta é uma definição e um ponto de vista extremamente limitado e responsável que tende a gerar grandes danos pela ignorância e tolerância que é empregue a manifestação dos sintomas inicias desta doença.

A violência doméstica é um problema universal que atinge milhares de pessoas, em grande número de vezes de forma silenciosa e dissimuladamente.

Trata-se de um problemaque acomete ambos os sexos e não costuma obedecer nenhum nível social, económico, religioso ou cultural específico, como poderiam pensar alguns. Sua importância é relevante sob dois aspectos; primeiro, devido ao sofrimento indescritível que imputa às suas vítimas, muitas vezes silenciosas e, em segundo, porque, comprovadamente, a violência doméstica, incluindo aí a Negligência Precoce e o AbusoSexual, podem impedir um bom desenvolvimento físico e mental da vítima.

Violência doméstica

Violência doméstica é a violência, explícita ou oculta, literalmente praticada dentro de casa ou no âmbito familiar, entre indivíduos unidos por parentesco civil (marido e mulher, sogra, padrasto) ou parentesco natural (pai, mãe, filhos, irmãos etc.) Inclui diversas práticas, como a violência e o abusosexual contra as crianças, maus-tratos contra idosos, e violência contra a mulher e contra o homem geralmente nos processos de separação litigiosa além da violência sexual contra o parceiro.
Também alguns consideram violência doméstica: o abandono e a negligência quanto a crianças, parceiros ou idosos.

Estatisticamente a violência contra a mulher é muito maior do que a contra o homem. Umestudo realizado em São Paulo encontrou-se quanto à relação autor-vítima, que 81,1% agressões ocorreram entre casais, 11,6% entre pais/responsáveis e filhos, e 7,3% entre outros familiares.

Há quem afirme que em geral os homens que batem nas mulheres o fazem entre quatro paredes, para que não sejam vistos por parentes, amigos, familiares e colegas do trabalho. A violência contra mulher podeassumir diversas formas que não uma agressão sociopática de natureza sexual e perversa no sentido psicanalítico do termo, até formas mais sutis como sexual, discriminação, desvalorização do trabalho doméstico.
Outra suposição é que a maioria dos casos de violência doméstica são classes financeiras mais baixas, a classe média e a alta também tem casos, mas as mulheres denunciam menos por vergonha emedo de se exporem e mancharem o nome da sua família.

A violência praticada contra o homem também existe, mas o homem tende a esconder mais por vergonha. Pode ter como agente tanto a própria mulher, parentes ou amigos, convencidos a espancar ou humilhar o companheiro. Nos crimes onde a mulher é a agressora ressalta-se a circunstância de ser o resultado de uma série de agressões onde a mesma foi...
tracking img