Praticas organizacionais em empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5357 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro de Educação Superior Barnabita – CESB Curso de Administração Trabalho Interdisciplinar - 2º Semestre de 2009

1

As Teorias Administrativas nas Práticas Organizacionais
Leandro Ribeiro Lima1 Simone Mathilde Costa2 Profª. Iêda Lúcia Inácio Rosa (orientadora)3

Resumo: Este trabalho visa descrever como os modelos clássicos da administração ainda são a realidade de uma grande parceladas pequenas empresas. Percebe-se que, na prática administrativa empresarial dessas empresas, apesar de muitas novidades teóricas estarem sendo implementadas, não passam de inovações incrementais às teorias clássicas.

Palavras-chave: Administração, competência dos administradores, práticas administrativas,
conhecimento, visão holística.

1 INTRODUÇÃO
A análise das práticas administrativasempresariais deixa perceber que, apesar de muitas novidades teóricas estarem sendo implementadas não passaram de inovações incrementais às teorias clássicas. Os modelos clássicos ainda são a realidade de uma grande parcela das empresas, combinadas com as práticas mais modernas.

Como resposta às mudanças, novas formas de gestão têm sido discutidas como alternativas ao modelo tradicional, umadestas formas é o modelo de gestão4 baseado no conhecimento,
1 2

Aluno do 2° módulo de Administração da FAPEM – Faculdade Padre Machado Aluna do 2° módulo de Administração da FAPEM – Faculdade Padre Machado 3 Professora da disciplina de Metodologia da Pesquisa, do módulo de Inserção na Era do Conhecimento 4 Modelo de gestão refere-se à forma como as empresas organizam suas atividades com aaplicação dos procedimentos, normas e regras alinhados aos valores e às crenças que estabelecem as escolhas por determinados tipos de comportamentos.

Centro de Educação Superior Barnabita – CESB Curso de Administração Trabalho Interdisciplinar - 2º Semestre de 2009

2

caracterizado por um modo diferente de perceber e pensar as organizações, centrada no conhecimento existente e potencial, alavancadopelas pessoas que as compõem. O método, quando incorporado a uma forma de trabalho ou de pensamento, leva o indivíduo a adquirir hábitos e posturas diante de si mesmo, do outro e do mundo que só têm a beneficiar a sua vida tanto profissional, quanto social, afetiva, econômica e cultural. Percebe-se que as organizações tem se preocupado em adotar medidas a fim de buscar um desenvolvimentosustentável diante da sociedade.

Para se atingir um desenvolvimento sustentável, é preciso examinar as dimensões sociais, econômicas, ecológicas, espaciais e culturais, através de uma visão multidisciplinar a fim de analisar as variáveis e as perspectivas que envolvem o imenso desafio de atender às necessidades materiais e imateriais da sociedade de forma eqüitativa.

Portanto, um novo modelo degestão incorporado a ações de desenvolvimento sustentável são pontos positivos para uma empresa ter sucesso no mercado atuante, uma vez que a administração e a economia são duas áreas de conhecimento que têm como objeto comum o estudo da produção, circulação e distribuição de bens econômicos. Estas ciências que têm como preocupação fundamental os bens econômicos e os recursos existentes em umasociedade.

Deve-se ter uma visão holística da empresa para que possa enxergar todos os setores, a interatividade entre os mesmos, e criar controles internos eficientes, eficazes e efetivos para se antecipar aos futuros problemas. Começando com a departamentalização que se destina a separar as atividades de uma empresa de acordo com a natureza de cada uma delas, procurando maior eficiência nas operações.A sociedade muda constantemente, a inserção de determinados instrumentos na vida cotidiana das pessoas reflete diretamente na maneira como elas se constituem, as preferências e as limitações das mesmas.

O objetivo deste estudo é o de identificar o enfoque administrativo utilizado atualmente pelas pequenas empresas, partindo da análise da compreensão de seu significado e o papel que...
tracking img