A historia dos computadores- lista de exercicios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1065 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
IFES – Instituto Federal do Espírito Santo
Curso de Mecânica Integrado - Matutino
Disciplina: Informática Aplicada
Prof. Temístocles Alves Rocha
Data: 03/03/2011

Lista de Exercícios – Introdução à Informática
Histórico e Evolução da Computação

1. Cite alguns problemas que o uso de válvulas provocava nos computadores de 1ª geração de computadores.
R: Eles utilizavam quilômetros defios, chegando a atingir temperaturas muito elevadas, o que freqüentemente causava problemas de funcionamento.

2. Faça um quadro demonstrando o que diferencia os computadores da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª geração de computadores...
1ª- Válvulas a vácuo...
2ª- Transistores, surgimento de super computadores...
3ª- Circuitos integrados, menor preço...
4ª- Computador de bolso, processador dual core...3. O que contribui para que os computadores, na sua evolução, sejam significativamente menores que seus antecessores?
R: a evolução dos computadores torna o processamento de dados mais rápido, mas eficaz e conseqüentemente ocupando menos espaço físico para esse processamento. O avanço de outras tecnologias como, por exemplo, a dos televisores, que também contribuem para que os nossoscomputadores sejam cada vez menores e mais potentes.

4. Cite características que marcaram a evolução dos computadores.
R: Menores, mais baratos, aplicativos pessoais. A busca por um meio mais rápido e mais fácil de comunicar e fazer cálculos.

5. Como você explicaria – de forma resumida – a história dos computadores?
R: Foi uma revolução, que vem há muito tempo, desde a época em que lançaram aprimeira máquina com o intuito de fazer cálculos, a história do computador vem à partir do momento em que o homem se cansa de fazer tudo de maneira manual e analógica e usa seu conhecimento para criar estas tais máquinas mágicas. O computador foi um marco, sem ele não faríamos um terço do que fazemos hoje, ou não saberíamos nem uma pequena parte do que sabemos.

6. Na história dos computadores,quais inventos você achou mais significativos? Por quê?
R:Os computadores pessoais, e com ele lógico, todas suas funções, tudo o que ele nos trouxe. Acho interessante o fato de que eles pensavam que pessoas normais não iam querer um computador, pois não precisavam, nós estamos demonstrando o contrário.
7. “À medida que a tecnologia avança, nosso sistema educacional vai sendo constantementedesafiado a reconsiderar o nível de abstração em que são apresentados os diversos assuntos estudados. Questiona-se muitas vezes se uma certa habilidade do aluno continua sendo necessária, ou se deveria ser permitido aos estudantes apoiarem-se em uma ferramenta abstrata. Não se ensina mais os estudantes de trigonometria a encontrar os valores das funções trigonométricas com o uso de tabelas. Em vez disso,eles empregam calculadores eletrônicas como ferramentas abstratas.”

Que outros assuntos apresentam controvérsias semelhantes? Algum dia, o uso de vídeo eliminará a necessidade de leitura? Verificadores automáticos de ortografia eliminarão a necessidade de habilidades ortográficas?
R: Todas as habilidades são extremamente necessárias quanto ao estudo, mas temos muitas ferramentas que nosajudam, como por exemplo, a calculadora, o computador, é certo que Precisamos aprender a escrever, mas sempre teremos um computador que nos propiciará maior exatidão quando o consultarmos. Daqui a um tempo nós não precisaremos de tanto para calcular, para aprender para escrever, um computador fará tudo isso por nós, mas enquanto cada aluno não tem um computador, vamos fazendo da forma convencional.8. “É em geral aceita a premissa de que a nossa sociedade é diferente do que teria sido se a revolução da computação não tivesse ocorrido.”

Em sua opinião, nossa sociedade é melhor do que teria sido sem essa revolução? É pior? Sua resposta seria diferente se sua posição fosse outra nessa sociedade?
R: em minha opinião sim, nossa sociedade é bem melhor do que teria sido sem a revolução da...
tracking img