Pratica pedagogica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (788 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
E.E.Frei Afonso Maria Jordá
Origem: Cipriano Luckesi





PRATICA PEDAGÓGICA











Aimorés
19/03/2013
E.E.Frei Afonso Maria Jordá
Origem: Cipriano Luckesi.E.E.Frei Afonso Maria Jordá







Pratica Pedagógica





Aluno:Nathália Gomes de Oliveira
Trabalho sobre:Pratica Pedagógica
Disciplina: Pesquisa Educacional
Turma: Normal deNível Médio
Turno: Noturno



Aimorés
19/03/2013

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA PRÁTICA ESCOLAR
Cipriano Luckesi


Neste capítulo, vamos tratar das concepções pedagógicas propriamente ditas, ouseja, vamos abordar as diversas tendências teóricas que pretenderam das conta da compreensão e da orientação da pratica educacional em diversos momentos e circunstâncias da história humana. Desse modo,estaremos aprofundando a compreensão da articulação entre filosofia e educação, que, aqui, atinge o nível da concepção filosófica da educação, que se sedimenta em uma pedagogia. Genericamente, podemosdizer que a perspectiva redentora se traduz pelas pedagogias liberais e a perspectiva transformadora pelas pedagogias progressistas.
É evidente que tanto as tendências quanto suas manifestações nãosão puras nem mutuamente exclusivas o que, aliás, é a limitação principal de qualquer tentativa de classificação. Em alguns casos as tendências se complementam, em outros, divergem. De qualquer modo, aclassificação e sua descrição poderão funcionar como um instrumento de análise para o professor avaliar a sua prática de sala de aula.
A exposição das tendências pedagógicas compõe-se de umacaracte¬rização geral das tendências liberal e progressista, seguidas da apresentação das pedagogias que as traduzem e que se manifestam na prática docente.

CONCLUSÃO DOS CONTEUDO
Haverá sempre objeçõesde que estas considerações levam a posturas antidemocráticas, ao autoritarismo, à centralização no papel do professor e à submissão do aluno.
Mas o que será mais democrático: excluir toda forma...
tracking img