Pratica- patrimonio cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2027 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MÁRCIO JOSUÉ NUNES SHUASSB - 1086267




A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL COMO INSTRUMENTO DA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL.
Centro Universitário Claretiano
Licenciatura em História
Patrimônio Cultural: Técnicas de arquivamento e introdução a museologia
Prof.ª Samanta Colhado Mendes









Ji-Paraná/2012

A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL COMO INSTRUMENTO DA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIOCULTURAL.
Real Forte Príncipe da Beira
Publico Alvo – alunos de 9º ano de ensino fundamental e 3º ano de ensino médio da Escola estadual de ensino fundamental e médio Aluízio Ferreira em Ji-Paraná/RO.
Metodologia.
Para realização desse projeto e sua maior eficácia serão ministradas palestras para o publico alvo sobre o Forte Príncipe da Beira, onde serão exibidos filmes e painéis. Será feita tambémuma avaliação escrita para medir o desempenho que o projeto obteve na escola e, após o trabalho feito em sala de aula juntamente com o apoio da equipe gestora da escola, faremos uma excursão à cidade de Costa Marques levando os alunos para conhecer o Forte.
Objetivos.
• Valorizar o Patrimônio Histórico Cultural de Rondônia;
• Mostrar aos alunos a importância da preservação desse patrimônio,bem como introduzi-los a educação patrimonial.

Recursos.
• Materiais impressos;
• Cartolina;
• Materiais em vídeo;
• Aluguel de ônibus.









Introdução
É necessário trabalhar o Patrimônio Cultural nas escolas para que se possa estabelecer uma boa relação das pessoas com suas heranças culturais, pois assim cada um perceberá sua responsabilidade pela preservação e valorizaçãodesse patrimônio, e esse processo fortalece a inclusão social das pessoas ao conhecimento.
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN é o órgão que cuida de nosso patrimônio cultural. Ele preparou um Guia Básico de Educação Patrimonial, o qual contem propostas para o desenvolvimento de ações que auxiliem o conhecimento das pessoas referente às questões do patrimônio cultural.Nesse projeto irei abordar um pouco sobre um dos patrimônios históricos mais importantes do estado de Rondônia, o Real Forte Príncipe da Beira o qual é um marco da engenharia portuguesa no Brasil.

















Real Forte Príncipe da Beira.
Histórico
Alguns anos antes de Pedro Alvares de Cabral vir ao Brasil houve o firmamento de um Tratado denominado de “Tordesilhas”, noano de 1494, o qual foi feito entre Portugal e Espanha, esse tratado dividia entre ambos todas as terras desconhecidas que fossem encontradas.
A linha imaginaria foi firmada para delimitar as futuras possessões portuguesas e espanholas. Assim, foram definidos dois meridianos: um passando a 250 léguas das ilhas do Cabo Verde, e outro6 a 370 léguas, ao ocidente ficaria as terras espanholas e aoriente, as terras portuguesas.
Com o descobrimento do Brasil, surgiram duvidas a respeito dessa linha imaginaria que havia sido fixada, pois nem Portugal nem a Espanha se preocuparam em estabelecer com precisão o ponto de partida da referida linha. De acordo com o estabelecido pelo tratado, apenas uma pequena parte do atual estado de Mato Grosso pertenceria a Portugal, por ser o único a leste dalinha estabelecida naquele acordo.
No inicio do século XVIII, a base territorial do Brasil, era muito diferente da estabelecida pelo tratado. A febre pela busca do ouro estava causando a ampliação da área a oeste, da mesma forma que as drogas do sertão determinavam a incorporação do mundo amazônico.
Os portugueses foram antecedidos no vale amazônico, pelos espanhóis, estes como descobridores eos anglos holandeses, como primeiros ocupantes e exploradores. Na ânsia da conquista dessas terras, os militares os colonos e os religiosos a serviço da coroa portuguesa se confrontaram com vários estrangeiros, facilitando assim a expansão do domínio português e conquistando pacificamente os índios daquela região.
Então se fez a defesa do território nacional, de domínio português, como todas as...
tracking img