Pratica integradora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7920 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ROTATIVIDADE E ABSENTEÍSMO DE PESSOAL COMO FATORES DE VARIAÇÃO NO CUSTO DO PRODUTO

Mauricio Farias Cardoso*
farias-cardoso@uol.com.br

Cleonice de Fátima Novais**
cleonice@latreille.com.br

Resumo: Rotatividade e absenteísmo de pessoal como fatores de variações no custo do produto é um trabalho de pesquisa e estudo de caso que envolve conceitos e interpretações de especialistas naciência da contabilidade e na área de recursos humanos. Trata-se de uma exposição sinérgica destes conhecimentos com o objetivo de observar as variações do custo do produto em relação a estes fatores. A análise dos dados se realiza a partir de informações concretas extraídas das demonstrações contábeis e de pessoal, sendo complementada com estimativas estipuladas por profissionais das áreas. Osresultados obtidos se apresentaram de forma interessante, pois à medida que os percentuais de rotatividade e absenteísmo se elevaram , os custos relacionados sofreram alterações proporcionalmente maiores que as elevações normais da margem de resultados para as organizações, pois além de não haver a utilização dos conhecimentos e experiências deste capital, o custo se eleva reduzindo o lucro ouaumentando o preço do produto, com isso comprometendo a competitividade de mercado. Palavras-chaves: rotatividade; absenteísmo, custo; produto.

1 INTRODUÇÃO

O homem enquanto ser humano vem necessariamente se adequando as transformações culturais, políticas e sociais desde as antigas civilizações. O processo de globalização, desencadeado nas últimas décadas, tem provocado reações adversas tanto nasorganizações quanto nas pessoas, enquanto profissionais. O trabalhador que até poucas décadas atrás tinha seu emprego como algo precioso, sentindo a necessidade de mantê-lo pelo maior prazo possível, passa recentemente a ser visto sob uma nova ótica,

* Contador, especialista em contabilidade, auditoria e finanças. Professor universitário, palestrante e consultor na área de contabilidade,controladoria e logística. ** Contadora, analista de recursos humanos da empresa Latreille.

onde não basta ter um emprego, mas é preciso também visualizar nas organizações objetivos que possam ser almejados e alcançados. Desta forma também, outros aspectos começaram a se tornar cada vez mais relevantes, as pessoas passam a valorizar o que as empresas têm para oferecer que se pode agregar aqualidade de vida tanto para o profissional quanto para a sociedade como um todo. A partir desta realidade, passa a ser percebida nas organizações uma elevação nas entradas e saídas de pessoal bem como, nas ausências ao trabalho. A freqüência deste comportamento, ocasionada pela expansão do mercado, de um lado provocou maior competitividade, porém, de outro proporcionou uma mutação no perfil doprofissional contemporâneo. Sendo assim, essas mudanças provocaram uma elevação no que chamamos de rotatividade e absenteísmo, os quais passam a ser os elementos de pesquisa e estudo de caso neste trabalho.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 ORIGEM DA CONTABILIDADE

A Contabilidade é uma ciência social que nasceu com as primeiras civilizações humanas e por este motivo possui uma trajetória tão longa quantoesta. Apresentando uma evolução paralela e passando por grandes transformações na medida das necessidades evidenciadas pelo homem.
A origem da Contabilidade está ligada ao surgimento do comércio, o qual ocasionou a necessidade de registros das transações comerciais, a fim de que o homem tivesse controle de suas atividades. O processo de troca e venda dos comerciantes requeria o acompanhamentodas variações de seus bens quando da realização das transações efetuadas, sendo que inicialmente eram feitos registros ou relatórios bastante simplificados. À medida que as operações econômicas foram se tornando mais complexas, o homem passou a sentir necessidade de registros e controles mais detalhados destas operações, forçando de forma positiva, a evolução da contabilidade, a qual de maneira...
tracking img