Atps de matematica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (551 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é entender a importância da fórmula de bháskara, sabemos que o conhecimento adquirido neste trabalho irá nos proporcionar fórmulas adequadas para uma melhoradministração financeira. Veremos que alguns cálculos usados no nosso cotidiano serão apresentados de uma maneira simples e objetiva, com o intuito de nos ajudar a praticar um raciocínio lógico, veremostambém como a matemática financeira nos ajuda, com suas fórmulas a melhor organização e controle de gastos e fluxo de caixa, deixando em evidência os prós e contras, objetivos a serem alcançados,desafios e obstáculos a serem superados.

PESQUISA SOBRE FÓRMULA DE BHÁSKARA

Para a resolução de uma equação do segundo grau completa ou incompleta, podemos recorrer à fórmula geral de resolução:Esta fórmula também é conhecida como fórmula de Bhaskara.
O valor b2 -4ac é conhecido como discriminante da equação e é representado pela letra grega Δ. Temos então que Δ = b2 -4ac, o que nospermitir escrever a fórmula geral de resolução como:

Resolução de equações do 2° grau incompletas
Para a resolução de equações incompletas podemos recorrer a certos artifícios. Vejamos:
Para o caso deapenas b = 0 temos:

Portanto para equações do tipo ax2 + c = 0, onde b = 0, podemos utilizar a fórmula simplificada   para calcularmos as suas raízes. Observe no entanto que a equação só possuiráraízes no conjunto dos números reais se .
Para o caso de apenas c = 0 temos:

Portanto para equações do tipo ax2 + bx = 0, onde c = 0, uma das raízes sempre será igual a zero e a outra será dadapela fórmula .
Para o caso de b = 0 e c = 0 temos:

Podemos notar que ao contrário dos dois casos anteriores, neste caso temos apenas uma única raiz real, que será sempre igual a zero.
Discriminanteda equação do 2° grau
O cálculo do valor do discriminante é muito importante, pois através deste valor podemos determinar o número de raízes de uma equação do segundo grau.
Como visto acima, o...
tracking img