Tec. dos materiais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8754 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cepep

Tecnologia dos materiais

Autor: Daniel Jose de Melo Nunes
Prof.: Alexandre

Recife 2012
Índice

Introdução
1. Borracha
* 1.2. A Borracha Natural – NR
* 1.2.3. Borracha Sintética
2. Plástico
* 2.1. Tipos de Plástico
* 2.1.2 Reciclagem de Plástico
* 2.1.2.3. Extrusão
3. Couro
* 3.1. Tipos de Couro
4. Madeira
* 4.1. Tipos de Madeira
* 4.1.2.Madeiras Industriais
5. Papelão Hidráulico
* 5.1. Tipos de Papelão Hidráulico

Introdução
Atualmente existe uma grande variedade de materiais. Sendo que os profissionais da área tecnológica, no nosso caso da área de mecânica, devem conhecer as propriedades, características e comportamento dos materiais que lhe são disponíveis para aplicação em componentes mecânicos.
Como exemplo dautilização de materiais na construção mecânica, temos o automóvel. Na fabricação de um carro, os materiais dos quais obtém-se os componentes, tem que apresentar desempenho suficiente para sua aplicação. Alguns dos materiais que compõe o automóvel são: aços, vidros, plásticos, alumínio, materiais compósitos, borracha e outros. Porém só os aços apresentam mais de 1200 tipos. Os parâmetros utilizados, paraescolha de um material adequado para um determinado componente, centram-se nas propriedades como: resistência mecânica, a condutibilidade térmica/elétrica, a densidade e outras. Neste Trabalho serão abordados os materiais não ferrosos como: madeira, couro papelão hidráulico, borracha e plástico, como também seus tipos e utilizações.

1. Borracha
A borracha já era conhecida dos índios antes dodescobrimento da América. Em 1525, P. d'Anghieria relatou ter visto os índios mexicanos jogarem com bolas elásticas. Charles de la Condamine foi o primeiro a fazer um estudo científico sobre a borracha, que ele conhecera durante viagem ao Peru, em 1735. Um engenheiro francês, Fresnau, que la Condamine havia encontrado na Guiana, estudara a borracha no local e concluíra que esta não era senão "umaespécie de óleo resinoso condensado". O primeiro emprego da borracha foi como apagador. Foi Magellan, descendente de célebre navegador, quem propôs este uso. Priestley, na Inglaterra, difundiu-o e a borracha recebeu em inglês o nome de "India Rubber", que significa "Raspador da Índia". A palavra borracha teve sua origem numa das primeiras aplicações úteis deste produto, dada pelos portugueses,quando foi utilizada para a fabricação de botijas, em substituição às chamadas borrachas de couro que os portugueses usavam no transporte de vinhos. Macquer, retomando os trabalhos de la Condamine, pela primeira vez indicou o modo de fabricação de tubos flexíveis de borracha.Desde então numerosos artesãos se interessaram pela borracha: o ourives Bernard, o boticário Winch, Grossart, Landolles, eoutros. Em 1820 um industrial inglês, Nadier, fabricou fios de borracha e procurou utilizá-los em acessórios de vestuário.
Por essa época começou a reinar na América a febre da borracha: os calçados impermeáveis dos índios faziam sucesso. Produziam-se tecidos impermeáveis e botas de neve na Nova Inglaterra. Em 1832 foi criada a fábrica de Rosburg. Infelizmente, as alterações que os artefatos deborracha natural não vulcanizada sofriam sob a influência do frio, tornando-se quebradiços, e o inconveniente de aderirem-se uns aos outros se ficassem expostos aos raios de sol, desinteressaram os consumidores. Após tentar desenvolver por longo tempo um processo para o melhoramento das qualidades da borracha (incorporação de ácido nítrico, por exemplo) e ser levado à ruína, Goodyear descobriuacidentalmente, em 1840, a vulcanização.

1.2. A Borracha Natural – NR
A Borracha Natural é o produto sólido obtido pela coagulação de látices de determinados vegetais, sendo o principal a Hevea Brasiliensis. Essa matéria-prima vegetal, proveniente da planta conhecida vulgarmente como seringueira, é nativa da Amazônia. Embora seja grande o número de espécies que por uma incisão na casca exsudam...
tracking img