Pratica de laboratorio solubilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1247 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Reajo, logo solubilizo? Eis a questão INTRODUÇÃO
Antes de dar início a um conceito importante que é a solubilidade, sua compreensão requer o auxílio de um dos fatores que a determinam, as interações intermoleculares. Os sólidos, líquidos e gases são estados que dependem das interações entre as moléculas ou a sua ausência. Na natureza, há diferentes formas de duas ou mais moléculas interagirementre si, como, por exemplo, as interações do tipo íon-íon, íon-dipolo, dipolo-dipolo, forças de van der waals e ligações de hidrogênio(1). Porém, para o entendimento dos resultados dos experimentos que serão mostrados, a análise se resume somente as interações dipolo-dipolo, forças de van der waals e ligações de hidrogênio e o que as diferencia, é a energia envolvida, sendo classificadas de acordocom a força em ordem decrescente da seguinte forma: ligações de hidrogênio > dipolo-dipolo > forças de van der waals. (2) A solubilização de um composto requer a quebra dessas interações intermoleculares do soluto e do solvente para a formação de novas interações soluto-solvente (3). Vale ressaltar que, no estágio final, a molécula deve estar no seu estado fundamental de menor energia. Além dessefator, para que um composto se solubilize em um determinado solvente, as moléculas do soluto devem ser solvatadas pelas moléculas do solvente. Para os compostos orgânicos, a solubilidade depende também de fatores como a quantidade de interações intermoleculares, o tamanho da cadeia carbônica, a quantidade de grupamentos hidrofílicos, a arranjo da cadeia, etc. (2,4).
A extração, é um procedimentoem que o objetivo central, geralmente é o isolamento de certa substância em uma mistura, que também, em certos casos, pode ser tratada como uma purificação. Já em uma extração reativa, o objetivo continua o mesmo, porém, a diferença básica é que o solvente reage quimicamente com determinado componente da mistura para a efetivação do isolamento. Quando se trata de compostos orgânicos, à “grossomodo”, ácidos orgânicos fortes e fracos reagem com bases fracas e fortes e bases orgânicas fortes e fracas reagem com ácidos fracos e fortes, respectivamente.(5)
O objetivo do texto é mostrar como as interações intermoleculares (além dos outros fatores envolvidos) são importantes para a compreensão e previsão da solubilidade de compostos, principalmente orgânicos, em determinados solventes e tambémevidenciar que uma extração reativa é mais eficaz quando se quer separar misturas íntimas onde cada componente apresenta uma certa diferença de caráter (mais de uma substância pode ter o mesmo caráter).
PARTE EXPERIMENTAL Segue em anexo.
No experimento que a solubilidade dos diferentes alcoóis foram testadas em água com corante azul (apenas para melhor visualização), os resultados foram osseguintes:
[pic]
|(1)- | |


[pic]
[pic]
[pic]
[pic]
[pic]
[pic]
[pic]
[pic]
[pic]
A solubilidade de alcoóis de até três carbonos se explica pelo fato da cadeia carbônica ser muito pequena permitindo a solvatação e formando ligações de hidrogênio com água. Os compostos parcialmente miscíveis são explicados pelo fato da cadeia carbônica ser relativamente grande impedindo uma solvataçãoefetiva, porém, como o número de carbonos não é tão grande, ainda se consegue solvatar uma parte das moléculas. Já os compostos imiscíveis são devido justamente ao tamanho da cadeia carbônica. Por ser muito grande, a solvatação não acontece, e também pelo fato do número de interações dipolo induzido-dipolo induzido ser grande entre as moléculas do próprio álcool, além das ligações de hidrogênio entreas hidroxilas, a energia necessária para a quebra das interações causaria um “déficit” no final do processo, por mais que a entropia ajudasse. O 2-metil- 2-propanol é miscível pelo fato da molécula ser compacta, facilitando a solvatação e o açúcar é solúvel por ter diversos grupos hidróxi ligados aos carbonos, formando também diversas interações com as moléculas da água.
Quando a solubilidade...
tracking img