Pratica de ensino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1815 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Latoia.k R.A: 0900090 M1 - A, Sto. amaro
Trabalho sobre Paulo Freire

Paulo Reglus Neves Freire nasceu em, 19 de setembro de 1921 em recife.
Como foi a infância e sua adolescência?
O quintal da casa, na Estrada do Encanamento, 724, no bairro Casa Amarela, no Recife (PE), foi o espaço de alfabetização de Paulo Freire. Ali, aprendeu a ler e também a escrever, utilizando osgravetos que encontrava pelo chão. Criou-se em um ambiente católico, junto com os irmãos e as irmãs, cercado de muito afeto e atenção dos pais, À sombra das mangueiras, sua mãe o ensinou a ler as palavras que o permitiriam ler o mundo à sua volta. Aos 6 anos, já alfabetizado, ele entra para a escola particular da sua primeira professora, Eunice Vasconcelos, a quem se refere sempre como “professorinha”,uma presença muito forte em sua formação. Ela o ensinou a colocar no papel quantas palavras pudesse, para depois formar sentenças e discutir com ele o significado de cada uma delas.
Paulo Freire diz que teve uma infância feliz, apesar das dificuldades que começou a viver, sobretudo a partir de seus oito e nove anos. As dificuldades a quais se refere são reflexos da grande crise de 1929, a qualobrigou que sua família se mudasse, quando ele tinha dez anos, para Jaboatão, cidade próxima ao Recife, em Jaboatão, um novo mundo se apresentou para o menino Paulo Freire, o qual teve a oportunidade de jogar pelada nos campos de futebol, tinha amigos de diferentes classes, se encontrava com meninos e meninas, filhos e filhas de camponeses e operários, pessoas que moravam em morros, córregos emuitos outros lugares. Foi, também, em Jaboatão que terminou o curso primário e foi surpreendido com a morte de seu pai aos treze anos,ele relata que com a morte do pai as coisas pioraram ,assim, com uma pensão muito pequena, a família voltou para o Recife. Com muitas dificuldades financeiras, seus estudos foram adiados. Então, sua mãe começou a buscar uma bolsa de estudos e a conseguiu no ColégioOswaldo Cruz, cujo diretor Aluízio Araújo fez uma única exigência, que ele fosse dedicado aos estudos. Só entrou no ginásio, atualmente sexto ano do Ensino Fundamental, com dezesseis anos, quando seus colegas deveriam ter onze ou doze anos.
Ao entrar nesse Colégio, Freire se depara com outra realidade. Passa a conviver com meninos e meninas, em sua maioria, bem vestidos, bem alimentos e, além disso,meninos e meninas que detinham maior patrimônio econômico e, de certa forma, cultural e intelectual em suas casas. Frente a esse contexto ele revela que fazia uma leitura completamente negativa de sua aparência e também de sua capacidade intelectual, conta que era bastante alto e magro, tinha a sensação de ser um adolescente feio. Revela, ainda, que tinha medo de fazer perguntas em sala de aula,por ser mais velho, senti-se no encargo de expor questões melhor elaboradas que os demais e, por esse motivo, calava-se. Essa fase da vida de Paulo Freire pode ser entendida como uma fase de descobertas, de leitura e entendimento das relações sociais. A sua fase de infância e adolescência não o poupou dos sofrimentos e das dores do mundo e, as tramas de que fez parte nessa mesma infância,testemunha ele, serviram na compreensão das injustiças sociais, no apontamento de caminhos e na descoberta de valores.
Obras importantes e quantidades de livros escritos
São 38 obras, entre elas: Educação: prática da liberdade (1967), Pedagogia do oprimido (1968), Cartas à Guiné-Bissau (1975), Pedagogia da esperança (1992) À sombra desta mangueira (1995).
Onde trabalhou?
Em 1942 trabalhou comoprofessor de língua portuguesa no colégio Osvaldo cruz, do recife onde cursou o ensino secundário.
Em 1947 assumiu a Diretoria da Divisão de Educação e Cultura, do Sesi-Pernambuco.
Em 1954 foi nomeado Diretor Superintendente do Departamento Regional de Pernambuco do SESI-PE,cargo que ocupou até outubro de 1956.
Em 1961 Foi-lhe conferido o título de Livre Docente da Faculdade de Belas Artes....
tracking img