Pratica de ensino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2198 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório final de Observação dos ensinos fundamental II e Médio, realizado na Escola Estadual Neusa Okano Mizuno na cidade de Morro Agudo-SP.

Este trabalho é resultado da atividade de estágio de observação realizado através da disciplina Ensino de Geografia e Estágio de Vivência Docente, orientado pela Professora Márcia Pereira Cabral para os alunos do curso de Geografia da Universidade deFranca.
Tive como objetivo observar a prática docente de Geografia, juntamente com alunos do ensino fundamental. Para tanto escolhi a Escola Estadual Profa. Neusa Okano Mizuno para fazer minhas observações, que se localiza em Morro Agudo. Neste trabalho relatarei todas as atividades que foram observadas em sala de aula realizadas pelos alunos e pela professora de geografia. Também contemplarei emmeu relato alguns aspectos importantes acerca do colégio, seus alunos e sua importância para a comunidade local.
Acompanhei durante o estágio 100 horas/aulas, distribuídas em turma de 5ª, 6ª, 7º e 8º séries, nos períodos da manhã, onde observei as atividades realizadas pelos alunos, pela professora, o planejamento das aulas, o desenvolvimento, os conteúdos, os temas, as abordagens, a atualidademetodológica e até mesmo o próprio comportamento dos sujeitos pedagógicos (professor-aluno), que detalharei mais no relato geral ao longo do trabalho.

Caracterização da Escola.

O estágio de vivência docente foi realizado na Escola Neuza Okano Mizuno que está localizada em Morro Agudo, interior de São Paulo.
A escola atende alunos desde a primeira série do ensino fundamental II até o terceiroano do ensino médio, possui um número razoável de funcionários, entre eles, zeladores, bibliotecários, secretários, supervisores e professores, que se distribuem nos três períodos, ou seja, matutino, vespertino e noturno.
No período em que fiz o estágio observei alunos de diversas faixas etárias, desde crianças à adolescentes, uma vez que fiquei no colégio no período da manhã. Durante o períododa manhã, o colégio disponibiliza turmas que vão da 5º série ao 1º ano do ensino médio, o que faz com que haja uma maior freqüência de adolescentes, à tarde encontra-se as séries iniciais do ensino fundamental (1ª a 4ª) e turmas de 5ª série, com maior freqüência de crianças e adolescentes, e à noite três turmas de ensino médio (1º 2º e 3º ano). Podemos caracterizar tais alunos, com perfis que vãodesde os mais simples a alguns que possuem melhores rendas, porém o nosso objetivo não é fazer qualquer distinção entre eles. O que verifiquei também é que grande parte dos funcionários moram nas redondezas, exceto os professores. O colégio também conta com atividades extraclasses, como uma escolinha de futsal onde os alunos podem até participar de torneios, e até atividades para os pais, comopalestras.
De acordo com a sua estrutura física, é um colégio de grande porte, possui um pátio grande rodeado por muitas árvores, está em bom estado de conservação devido a uma reforma pela qual passou há pouco tempo, onde recebeu pintura, novo piso em alguns locais, novas salas e juntamente com elas novas mesas e cadeiras também possuem uma biblioteca, um laboratório de informática, quadra deesportes e uma cantina, na qual os alunos recebem a merenda preparada pelas zeladoras.

Relatório de Observação, feito nas series do Ensino Fundamental II

O relatório foi feito a partir da observação das 5º, 6º, 7º e 8º séries. A descrição será feita a partir desta ordem.

Nas 5º séries a minha presença provocou certo desconforto nos alunos, deixando-os um pouco inquietos, questão que foiresolvida com a vivência durante o tempo em que estive em sala de aula.
Já em questão de disciplina pude observar que a professora os mantinha na linha mantendo sempre a palavra, não observei em nenhum momento casos de desrespeito somente alguns momentos de muita conversa e distração.
A professora utilizava-se muito de vários recursos, como mapas, recortes, jornais, entre outros, ela os ambientava ao...
tracking img