Socorros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4224 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE PRAÇAS

APOSTILA DE HIGIENE E SOCORROS DE URGÊNCIA INSTRUTORA – 3º SGT BM DIANA Primeiros Socorros É o primeiro atendimento prestado a vítima no local do acidente. Socorrista Pessoa qualificada, portadora de um grau de conhecimento e que preste pronto atendimento a vítima. Funções do Socorrista Mantera vítima viva até a chegada do socorro. Evitar causar o chamado 2º trauma ( não ocasionando outras lesões ou agravando as já existentes ) Parada Respiratória Cessação súbita da Respiração. Como Reconhecer uma Parada Respiratória? Ausência do movimento Respiratório Inconsciência Cianose ( arroxeamento dos lábios e extremidades ) Dilatação das Pupilas Chame o socorro ( 193 ) Delegue funções quandohouver pessoas por perto. Como reverter uma Parada Respiratória? 1º PASSO: Desobstruir Vias Aéreas Ajoelhe-se junto a vítima, na altura do ombro. Ponha uma mão na testa e a outra sob o queixo da vítima ( Ou elevação modificada ). Atentar para objetos que possam estar obstruindo a passagem do ar ( próteses, dente solto, balas, chicletes e etc )

PRESTE MUITA ATENÇÃO Se você tiver certeza que avítima está inconsciente e o objeto estiver visível tente removê-lo. Caso a vítima esteja consciente nunca introduza o dedo em sua boca. SUFOCAMENTO Vítima com dificuldade Respiratória devido a um corpo estranho obstruindo suas vias aéreas. Manobra de HEIMLICH Vítimas Conscientes ( após tentar tossir )
Mão acima do umbigo e abaixo do limite das costelas

Vítimas Inconscientes

CONTRA INDICAÇÃOPessoas obesas Mulheres grávidas Crianças menores de 1 ano Desobstrução Respiratória em Crianças Coloque a criança com a cabeça em posição mais baixa que o corpo e dê 5 tapas nas costas. Caso não seja efetiva, gire a vítima de frente e tente 5 compressões torácicas ( com o dedo indicador ).

Após desobstruir Vias Aéreas Esse paciente respira?

SIM → ótimo vamos esperar o Socorro NÃO → IniciarRespiração Artificial Devemos agir rapidamente Sabemos que as células do nosso corpo morrerão sem oxigênio Até 4 min: Recuperação pode ser completa 4 a 6 min: Grande probabilidade de dano Cerebral Após 6 min: Provável dano Cerebral Como reverter uma Parada Respiratória? 2º PASSO: Respiração Artificial AMBU Máscara Individual Caso você não tenha esses materiais espere o socorro chegar RespiraçãoArtificial A Respiração Artificial com AMBU ou Máscara Individual, deve ser feita 2X em Intervalos de cinco segundos até que a vítima recupere a Respiração ou obtenha atendimento médico. IMPORTANTE A Parada Respiratória e a Parada Cardíaca podem ocorrer separadas mas a ocorrência de uma, em pouco tempo, acarretará na ocorrência da outra. E quem será sempre a 1ª a acontecer? A Parada Respiratóriasempre virá primeiro que a Parada Cardíaca. Parada Cardíaca Ausência de Batimentos Cardíacos (Pulso)

Como Reconhecer uma Parada Cardíaca? Ausência de Pulso. Ausência de respiração. Inconsciência. Pele fria, amarelada e cianótica. Pupilas dilatadas.

Onde verificar o Pulso? Em adultos: Pulso Carotideo Pulso Femoral Pulso Radial Em Crianças e Lactentes: Pulso Braquial Como agir diante de umaParada Cardíaca? Ajoelhe-se ao lado da vítima. A vítima deve estar deitada sob uma superfície plana e em decúbito dorsal. Apóie o terço proximal da palma da sua mão sob o ponto de pressão ( osso esterno ), apóie a outra mão em cima dessa, mantenha os dedos voltados para cima longe das costelas. Massagem Cardíaca Adultos Crianças Bebês

Local da Massagem Cardíaca Coloque suas mãos sobrepostas nametade inferior do esterno

Suporte Básico de vida É o conjunto de técnicas que devem ser ensinadas aos profissionais que tenham a possibilidade de identificar urgências clínicas e manter a viabilidade dos órgãos vitais até a chegada do socorro.

1 - Cena 2 - AVI 3 - ABC –D
Avaliar a Cena 1- O que aconteceu? 2- Número de vítimas? 3- Cena está segura? Como verificar o Nível de Consciência? A...
tracking img