Pratica de ensino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1200 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Esse TCA tem como objetivo central ,demonstrar o desenvolvimento da 2º etapa do curso de Licenciatura em Matemática .

Os conteúdos cursados nessa etapa foram :

• Escola e Sociedade (Organização escolar)

• Divisibilidade

• Função Exponencial

• Logaritmo

• Trigonometria

A idéia central do curso a distânciaé o desenvolvimento do aluno em torno da construção do seu próprio conhecimento ,sendo auxiliado por diferentes meios ,seja por oficinas ,vídeo aulas ou apoio pedagógico, função essa que está sendo muito bem executada pela Uniube .







.[pic]

Organização Escolar




Ao cursar Licenciatura em Matemática percebi que por muitas vezes o professor eos demais funcionários de uma escola tem que estar em sintonia em busca de um único objetivo que é zelar por uma educação de qualidade. E para que isso ocorra de maneira concreta é necessário um bom planejamento escolar ,para que transcorra dentro de sala o que já foi devidamente elaborado com cuidado pelos gestores, administradores , professores e a comunidade escolar.

É dessanecessidade que foram criados meios de uma organização estabelecida pelas instituições de ensino, já que humanamente seria impossível o próprio professor lecionar e administrar a Instituição a qual ele faz parte.

Dentre todos os tópicos estudados no livro adotado o que mais me chamou a atenção ,foi a importância em fazer um bom projeto político pedagógico ,que só poderá ser feito com aparticipação democrática de todos envolvidos no universo escolar. Isso significa que os setores administrativos ,docente, discente e comunidade escolar devem participar da elaboração do PPP.

Acredito que uma escola que não dá importância ao PPP, indiretamente também não valoriza o processo educativo. No entanto, se assim for, jamais poderá pensar numa evolução, mas num destino cada vez maisregressivo, levando a cada dia um fracasso continuado pelo insucesso.

Dentro do processo de ensino temos profissionais que ocupam diferentes qualificações nesse processo de organização escolar dentre eles estão:

* Supervisor pedagógico: cabe a ele encontrar uma maneira eficaz de integrar essas ações ao cotidiano escolar de modo que não existam dúvidas ou problemas posteriores.Durante a implementação das inovações, o supervisor pedagógico também trabalha como mediador do processo.

* Professores: elemento fundamental dentro da instituição escolar, cabe ao corpo docente educar os alunos para a vida, dando exemplos de conduta e atitude na resolução de conflitos, sempre que isso se fizer necessário.

* Orientador educacional: formado ou pós-graduado emPedagogia, seu trabalho consiste em auxiliar o aluno para melhor integração na escola, na família e na vida social. É o orientador que oferece apoio ao estudante, para que ele desenvolva seu autoconhecimento e seu lado emocional. Ele também se responsabiliza pela observação do processo ensino-aprendizagem dos estudantes.

* Diretor-geral: profissional formado em Administração ou Professor. Oideal seria que tivesse alguma formação em Pedagogia e administração também, pois a direção da escola precisa respeitar os dois âmbitos. Para exercer a direção administrativa é importante que o gestor veja a escola como uma empresa, seja um administrador e empreendedor. Ou seja, apresente idéias inovadoras e seja flexível para receber palpites de outros membros da equipe.

Esses profissionais sãode extrema importância no processo de organização escolar juntamente com os outros funcionários envolvidos nesse processo de ensino aprendizagem , vale reforçar que todos os funcionários da escola ,desde a faxineira ao diretor são importantes ,assim com a participação da comunidade escolar formada pela comunidade no geral,pais e filhos também são parte fundamental de todo esse processo....
tracking img