Pratica 2- laboratorio de quimica experimental.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (763 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
















Reagente limitante









Universidade Federal do Ceará
Eng. De Energias e meio ambiente
Lucas Aderito Leitão Botelho

Turma AFortaleza
2011





INTRODUÇÃO


Muitos são os fatores que podem alterar o rendimento de um reação química:quantidade de reagentes, impurezas, temperatura, pressão, dentre outras.Alterações esta que podem influir diretamente no resultado da reação.

Nessa pratica iremos reagir fosfato de sódio hidratada (Na3PO4.12H2O (massa molar=380,2 g/mol)) comcloreto de bário (BaCl2. 12H2O (massa molar=244,2 g/mol ):

2 Na3PO4.12H2O + 3 BaCl2. 2H2O ----------> Ba3(PO4)2 + 6 NaCL+ 30 H2O

Como todos os componentes são solúveis em água , menos ofostato de bário, era sera o regente da solução ( Ba3(PO4)2 ).

Dada a reação com 100% de rendimento teríamos que seria formado um precipitado de 1 mol de Ba3(PO4)2 (massa molar = 601,96g/mol). Essa quantidade, ou os múltiplos e submúltiplos, são denominadas estequiometricas, pois estao de acordo com as relaçoes estabelecidas pela equação ajustada da reação.

Se no experimentoas proporções derem diferente das mencionadas acima, é porque um dos reagentes está em quantidade insuficiente, e esse sera denominado de reagente limitante, pois ele sera o reagente quelimitara a quantidade de produto formado.

Para determinar qual dos reagente e o limitante sera feito 2 testes, no primeiro sera adicionado à mistura um reagente fosfato, e se houver formação deprecipitado indicara que existe um excesso de Ba(2+) na mistura. No segundo teste sera adicionado ions de Ba(2+), e se acontecer formação de precipitado indica que o fosfato estava em excesso.OBETIVOS
Determinar a composição percentual de cada substância em uma mistura.
Determinar o reagente limitante de uma mistura....
tracking img