Pragmatismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2954 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
|CONTABILIDADE I (CONCEITOS BÀSICOS) |

UNIDADE IX – Os componentes do Balanço Patrimonial

O Balanço Patrimonial é distribuído em Contas Patrimoniais, isto é, aquelas utilizadas para o registro dos elementos que compõem o patrimônio da entidade.
O patrimônio da entidade écomposto por bens, direitos e obrigações.
Os bens e os direitos, que são elementos positivos, denominam-se componentes ativos. O seu conjunto forma o Ativo.
As obrigações, que são elementos negativos, denominam-se componentes passivos. O seu conjunto forma o Passivo.
A diferença existente entre o total do Ativo (bens mais direitos) e o total das obrigações denomina-seSituação Líquida Patrimonial. No Balanço Patrimonial, ela é representada pelo grupo de elementos denominado Patrimônio Líquido.
O Patrimônio Líquido é composto pelo Capital, pelas Reservas e pelos Lucros ou Prejuízos Acumulados.
Os elementos patrimoniais, devidamente equacionados, são representados em um gráfico em forma de “T”, denominado Balanço Patrimonial. Do lado esquerdo ficam os bens eos direitos; do lado direito, as obrigações (dívidas da entidade para com terceiros) e o Patrimônio Líquido (dívidas da entidade com seus proprietários), demonstrado da seguinte forma:

Balanço Patrimonial

|ATIVO |PASSIVO |
|Bens |Obrigações ||Direitos |Patrimônio Líquido |

4.1 Ativo

No Ativo, as contas que representam os bens e os direitos devem ser dispostas na ordem decrescente do grau de liquidez dos elementos nelas registrados e classificadas em três grupos principais:
▪ Ativo Circulante
▪ Ativo Realizável a Longo Prazo
▪ Ativo PermanenteGrau de Liquidez é a possibilidade de componentes se transformarem ou se realizarem em dinheiro. Os estoques de mercadorias, por exemplo, serão transformados em dinheiro quando forem vendidos a vista; as Duplicatas a Receber, quando forem recebidas, e assim por diante.
As contas Caixa e Bancos Conta Movimento são as que possuem maior grau de liquidez dentre as demais contas doAtivo, pois representam liquidez imediata. Por essa razão, são as primeiras contas que aparecem no Ativo.

4.1.1 Ativo Circulante

Neste grupo, são classificadas as contas que representam as Disponibilidades, os Direitos Realizáveis a Curto Prazo e as Despesas do Exercício Seguinte.

4.1.1.1 Disponibilidades

Neste subgrupo são classificadas as contas que possuem o maior grau deliquidez dentre as demais contas do Ativo. Elas representam as disponibilidades imediatas e quase imediatas. As disponibilidades imediatas correspondem ao dinheiro que a entidade tem no caixa ou depositado em conta corrente bancária, pois pode lançar mão desses valores imediatamente. Disponibilidades quase imediatas são os valores que, embora disponíveis, necessitam de alguns dias para seremresgatados ou para serem liberados, como ocorre com as aplicações de curtíssimo prazo e com os valores em trânsito, tais como, os depósitos efetuados a favor da empresa por meio de ordens de pagamentos e que ainda não foram liberados.

4.1.1.2 Direitos Realizáveis a Curto Prazo

Este subgrupo abrange as contas que representam bens que podem ser vendidos ou consumidos, bem como direitos quepodem ser convertidos em dinheiro durante o exercício social seguinte ao do Balanço em que estiverem sendo classificadas – pelo prazo máximo de um ano – ou realizáveis durante o ciclo operacional da empresa (espaço de tempo necessário para que a empresa conclua ou realize sua atividade principal), se este for superior a um ano.
Essas contas poderão ser agrupadas da seguinte maneira:...
tracking img