Pprofessor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1999 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
CENTRO DE HUMANIDADES
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
DISCENTES: Elissânia da Silva Oliveira, Guilherme Diógenes, Marlia Aguiar Façanha, Renata Lopes de Oliveira.

THOMPSON, E.P. Costumes em comum – Estudos sobre cultura popular tradicional. São Paulo: Companhia das letras, 1998.

O historiador inglês Edward P. Thompson é formado pela Corpus Christi College,Cambridge, tem formação marxista, cuja influencia é perceptível em grande parte das suas obras, em “Costumes em Comum”, que tem o objetivo de discutir sobre os costumes da população inglesa do século XVIII, considerando a cultura e como ela se manifestou no cotidiano da classe trabalhadora.
Segundo Thompson, o costume e a cultura só podem ser compreendidos se forem contextualizados levandoem consideração as transformações históricas e analisados empiricamente num recorte de tempo e espaço. O autor vai mostrar como essas relações eram conflitantes, demonstrando ao longo do livro as apropriações que os britânicos tinham sobre direito, costume e lei.
O livro tem por objetivo central desvelar as formas do povo inglês do século XVIII de agir, negociar e fazer escolhas autônomas,num contexto de resistências e acomodações das tradições consuetudinárias e da emergência de mudanças comportamentais que vão adquirindo consistência com a consolidação do capitalismo industrial na Inglaterra.
Nessa perspectiva o autor busca compreender a ação das camadas populares (trabalhadores, artesãos e camponeses), evidenciando o seu protagonismo, enquanto sujeitos históricos, commotivações racionais, autônomas e coerentes. Ações estas que encontram na utilização de determinados costumes - compreendido por ele enquanto práticas que embora antigas são constantemente repensadas e reformuladas a partir da experiência - um senso de legitimidade, mesmo que entrando em confronto com práticas pertinente ao universo das classes dominantes, buscando evidenciar uma hegemonia de podersempre vulnerável.
Thompson percebe e apresenta a cultura para além das análises marxistas ortodoxas que a explicam como simples desdobramento das relações base/estrutura. Ele a apreende como algo dinâmico, construído e em construção pela inter-relação dos fatores sociais, políticos e econômico. Apresentando-a como força de transformação histórica circunscrita temporal e espacialmente e cujacompreensão só pode ser atingida pela análise empírica, pressuposto teórico-metodologico que fica evidente no discorrer de todos os estudos do qual seu livro Costumes em comum se faz portador. Dessa forma eles nós expõem a problemática de tentar compreender o passado a luz de sua própria “experiência” e “consciência social”, e não pelo juízo de valores.
Logo no início o autor vai tratar dodistanciamento da relação entre a “Gentry” e a classe dos trabalhadores. Impulsionado pelo processo de modernização pós-revolução industrial, há uma tentativa de por intermédio da alfabetização, escolaridade e disciplina, ou seja, a educação formal, introduzir novos costumes para plebe desde a infância.
O capítulo patrícios e plebeus, que trata da relação entre a gentry e a plebe noestudo de Thompson, traz uma crítica aos termos “patrícios e plebeus”, bem como a nomenclaturas que alguns historiadores se utilizam, como feudal, capitalista entre outros. A partir do conceito de relação paternalista ou patriarcalista, o autor inicia uma argumentação que segue por todo o decorrer da obra essa relação de poder entre gentry e a plebe, não era apenas dependente da vontade dos primeiros,os trabalhadores não eram passivos a tudo isso. Mostra um campo de disputa, principalmente focado na visão dos trabalhadores, de baixo para cima.
O modo como utilizavam os seus costumes, a sua cultura popular para atos contra um gentry que não fosse um bom senhor para eles, por exemplo, que não desse o que eles consideram justo de um ‘patriarca’, eram maneiras de pressionar.
As...
tracking img