Breve resumo sobre a queda de roma e as invasões bárbaras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (313 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Durante o século III o Império Romano passava por uma crise de grandes proporções economicamente, socialmente, politicamente, religiosamente, culturalmente e militarmente.
As fronteiras entreo Império Romano e as nações bárbaras se diluíam aos poucos, o contato dos exércitos de fronteira com os bárbaros tratava de “germanizar” os soldados do império, sendo que a essa altura oexército já era composto massivamente de soldados-colonos.
O consumo excedia a produção, os campos não eram capazes de alimentar as cidades, o que levava a fome e consequentemente aodescontentamento, especialmente das massas pobres, somado a isso a guerra contra os bárbaros gerava custos com os quais o império já não podia arcar, o numero de miseráveis crescia a cada dia, o imperadorbrigava pelo poder com o senado e o povo era deixado em segundo plano, os costumes e crenças bárbaros iam aos poucos tomando conta da sociedade romana.
Em pouco tempo muitos romanos passaram abuscar entre os bárbaros a chance de passar de oprimido a opressor, enquanto que em contra via muitos bárbaros buscavam aprender os “hábitos avançados” dos romanos, como táticas de guerra eformas de manufatura.
Ao mesmo tempo em que os Romanos se germanizavam os Bárbaros também iam aos poucos se romanizando, a simbiose que se estendia desde o século III, ia aos poucos se firmando emuma nova forma organizacional, aos poucos houve o abandono das cidades e a decadência do comércio, gerando uma ruralização da sociedade.
O modo “clássico” dos romanos e “primitivo” dosbárbaros gerava aos poucos novas formas organizacionais e um modo de produção diferenciada, que aos poucos foi se tornando no que hoje chamamos de produção feudal.
Em suma pode-se dizer que osbárbaros não eram tão terríveis como geralmente são retratados, muito pelo contrario, por diversas vezes firmaram pactos com o império, não tentando necessariamente destruí-lo, mas sim assimilá-lo.
tracking img