Ppra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3163 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PREFEITURA DA ESTANCIA TURISTICA DE EMBU DAS ARTES










SECRETÁRIA DA SAÚDE
CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSE
Estrada Velha de Cotia, 336 - Bairro Itatuba, Embu das Artes








PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS




















Código de atividade: 85,20-0 Serviços Veterinários
Grau de risco:03






1 – INTRODUÇÃO


Este trabalho tem por objetivo atender a NR 09, portaria 25 de 29/12/1994 (lei 6.514, Portaria 3214/78) que estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – visando a preservação da saúde e da integridade física dos trabalhadores, pela antecipação dos Riscos Ambientais existentes no Centro de Zoonose, quepodem ser mensurados e localizados, definindo ações para atenuá-los.
O Centro de Zoonose da Prefeitura é construído em ampla área verde no bairro de Itatuba, sua construção é modular, sendo as principais: Recepção/administração; Canil/cirurgia/ pós operatório/necropsia; Almoxarifados: Material/ração/veneno; Laboratório/refeitório; Vestiários Masculino e feminino e garagem. Sua estrutura sãomodernas, com bom padrão de acabamento, carecendo de manutenção preventiva.
Basicamente a equipe é composta por uma equipe externa composta de agentes de zoonose/ Motoristas e equipe interna composta de tratadores de cães e gatos, limpeza e administrativos. Entre os atendimentos efetuados pelo setor destaca-se: Campanha anti rábica; dedetização e desratização dos próprios municipais; campanha contraDengue; Leishmaniose; castração de cães e gatos; recolhimento de cavalos; retirada de abelhas de residências e a Campanha de doação de cães e gatos.

Metodologia de Ação do PPRA


O PPRA foi desenvolvido em três etapas: antecipação e reconhecimento; avaliação qualitativa e quantitativa dos riscos ambientais; a implementação de medidas de controle.

Antecipação do risco

Antecipação dorisco envolveu a analise das instalações, método e\ou processo de trabalho modificações dos já existentes, antecipando a exposição do risco ambiental


Reconhecimento dos Riscos Ocupacionais


Nesta etapa foram objetos de analise as instalações, visando à identificação dos riscos existentes no ambientes de trabalho. Foram também analisadas as fontes geradoras, possíveis trajetórias, as funçõese o numero de trabalhadores expostos ao risco, as caracterizações das atividades estão descriminadas no presente PPRA.
Foram realizadas entrevistas com os empregados, consulta a área medica e parâmetros anteriores que serviram de base ao presente PPRA.

Avaliação dos fatores ergonômicos

Foi baseada no prescrito na NR 17 ERGONOMIA e nos relato dos trabalhadores, avaliou-se os postos detrabalho, principalmente o mobiliário, a postura corporal e possíveis causas de desconforto para o trabalhador. Foi observado também ao prescrito na NR 24 – CONDIÇÕES SANITÁRIAS E DE CONFORTO NOS LOCAIS DE TRABALHO.

Risco de Acidentes

Na avaliação qualitativa dos riscos de acidentes foram considerados o ambiente físico, as tarefas executadas, os materiais e equipamentos e ferramentas utilizadasque, por sua características ou condições de utilização possam causar danos aos trabalhadores. Além disso, foi realizado entrevistas com os trabalhadores do setores para detectar outros riscos presentes no ambiente de trabalho.




2 - LOCAL: Estrada Velha de Cotia, 336 Bairro de Itatuba – Embu das Artes


O CCZ (Centro de Controle de Zoonose) é o órgão responsável pelo controle dos agravose doenças transmitidas por animais para os seres humanos (zoonoses). Este controle é realizado por uma equipe, que está a campo para atender as demandas e solicitações da população (feitas através do 0800 - disque serviço) e realizar as ações e programas estabelecidos pelo Governo Federal, Estadual e Municipal.
Através do controle de populações de animais domésticos (cães, gatos e animais de...
tracking img