Como se abrir uma empresa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1337 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO





Abrir e gerir uma empresa exige um conjunto de habilidades e conhecimentos. É preciso entender o mercado, o público que se deseja atingir e planejar bem o negócio.
Uma boa gestão considera estratégias de marketing, um fluxo de caixa controlado e passa também por muita criatividade e inovação.


Em pesquisa realizada pelo Banco Mundial o Brasil é umpaís que pode levar cerca de 5 meses para se legalizar uma empresa, mas o desemprego, a vontade de ter um negócio próprio, está levando cada vez mais os brasileiros a embarcar nessa aventura que é ser empresário no país. Por isso planejar é a palavra chave.




























Definição






A definição da área exata que vai atuar é oprimeiro passo para quem vai abrir uma empresa.


Uma empresa costuma ser e ter a personalidade de seu dono, então faça uma auto reflexão sobre suas características pessoais e os tipos de atividade em que você se destaca.


Uma auto-análise pode ser feita da seguinte forma: fazendo uma lista de suas habilidades e talentos, perguntando a amigos ou pessoas próximas em que tipo denegócio você se daria bem ou não, procure lembrar as atividades que você gostava de fazer quando era criança, pergunte-se como utilizar seu tempo em dia perfeito, atenção as necessidades das pessoas também poderá ser inspiração de um novo produto e tente enxergar as coisas com olhos de empreendedor.


1a - Setores de Atividade


O futuro negócio vai ter que se fixar basicamente emuma desta três áreas: indústria, comércio ou serviço.


Indústria: metalúrgica, gráfica, confecção, etc.


Comércio: livraria, posto de combustível, lojas de roupas, etc.


Serviços: escola de idiomas, clinica de estética, transporte escolar, consultorias, etc.


Você poderá solicitar ajuda para definição de seu futuro negócio em alguns desses endereços:Sebrae - A entidade oferece todo tipo de informação para quem está abrindo uma empresa, além de cursos gratuitos e ensina como ter acesso a crédito. Site: www.sebrae.com.br


Endeavor - Oferece programas educacionais e material educativo a quem quer abrir um negócio. Site: www.endeavor.com.br


Anprotec - É uma associação de incubadoras de empresas. Também ofereceinformação e treinamento. Site: www.anprotec.org.br






2 - Sociedade:


Veja bem, um sócio muitas vezes poderá auxiliá-lo em decisões polêmicas, sanar dúvidas, ou mesmo no levantamento de recursos para investimentos no negócio.


Algumas dicas para evitar problemas com sócios:


a -  Elabore contrato societário com atribuições para ambas as partes nocaso de dissolução da sociedade.


b - Defina a divisão de atividades.


c - Defina desde o início a participação dos lucros de cada sócio.


d - Impeça a interferência de familiares no andamento da empresa.


e - Nunca haja pela emoção seja frio nas questões que diz respeito aos benefícios de seu negócio.


Seu sócio pode ser seu parente ou amigo,mas nem sempre essas pessoas são as mais indicadas para determinado negócio. Em casos em que a sociedade é composta por cônjuges, apenas os cônjuges casados sob o regime de comunhão parcial de bens ou de separação total de bens poderão ser sócios (de acordo com o novo Código Civil). A de se destacar que 80% de todas as sociedades de todo o Brasil são formadas por marido e mulher.


3 - Ocapital 


Além de definir o ramo de atividade, abrir um novo negócio não é barato, por isso planeje bem quanto irá gastar para conseguir atravessar os obstáculos que vem pela frente.


3a - Quanto custa abrir uma empresa?


Sem contar com investimentos em equipamentos aluguel ou compra de imóvel, enfim, apenas gastos de legalização de uma empresa, sendo todo o...
tracking img