Ppra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3101 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO TÉCNICO DE BARUERI
“PROFESSOR MUNIR JOSÉ”

ANTROPOMETRIA





.
SumárioIntrodução.................................................................................................

Origem da antropometria...........................................................................
Dimensões Estáticas e Dimensõe Dinamicas.............................................
ObjetivosAntropometria............................................................................
Exemplos da Antropometria no Trabalho................................................
Ilustrações................................................................................................

Introdução

Antropometria.

É o conjunto de técnicas utilizadas para medir o corpo humano ou suas partes.
É a ciência da qual faz uso a ergonômica, relacionado as dimensões do corpo humano arelação que existe entre os diversos segmentos corporais, dimensões antropométricas estão diretamente envolvidas aos alcances motores de um indivíduo e às posturas pelas mesmas adotadas, estuda as dimensões do corpo humano, é preciso considerar que tais dimensões são obtidas em duas situações bastantes distintas.

 
Origem da Antropometria

A história da antropométrica inicia na antigacivilização da Índia, Egito e Grécia, com uso de dimensões de certas partes do corpo como o primeiro padrão de medida, na tentativa de estabelecer o perfil das proporções do corpo humano.

Os matemáticos e artistas da Índia e Egito entendiam que se deveria adotar alguma parte do corpo, como referência ou a dimensão padrão para todas as partes (os egípcios antigos adotavam o dedo médio, os gregos aaltura da cabeça).

No Egito, entre os séculos XXXV e XI a.C., a unidade de medida foi o comprimento do dedo médio do sacerdote ou o então chamado dedo de saturno (KROKOWER, 1937).

De acordo com este critério a estatura de um homem adulto bem formado deveria ser 19 vezes esta medida. Os gregos, porém, usavam como critério, a altura da cabeça que dividia a estatura em oito vezes.

QUETELET(1786-1874), considerado o pai da antropométrica, é creditado como tendo descoberto a ciência e divulgado o termo Antropométrico. Ele descobriu que a teoria da curva de Gauss podia ser aplicada nos modelos estatísticos para a análise dos fenômenos biológicos, principalmente em medidas antropométricas.

O termo Antropometria parece ter sido usado pela primeira vez no seu sentido contemporâneo, em1659, na tese de graduação do alemão ELSHATZ. Seu estudo, “Antropometria - da mútua proporção dos membros do corpo humano: questões atuais de harmonia” eram inspiradas nas leituras de Pitágoras e Platão, e da filosofia médica de sua época.

O avanço da antropometria aconteceu no final do século XIX, com a definição dos pontos anatômicos, os quais foram estudados, discutidos e padronizados, pararealizar as medidas antropométricas.

Em 1906, no I Congresso Internacional de Antropologia, 38 dimensões de cadáveres e 19 medidas da cabeça e face foram padronizadas. Já, por ocasião da realização do I Congresso Internacional, em 1912, foram padronizadas medidas do corpo humano vivo.
O tamanho físico de uma população pode ser determinado através da medição de comprimentos, profundidades ecircunferências corporais. Os resultados obtidos podem ser utilizados para o posto de trabalho, equipamentos e produtos que sirvam de medidas para a população.

Aplicações da Antropometria
A antropométria é e foi utilizada com os mais diferentes objetivos, abrangendo áreas como a subnutrição das crianças no terceiro mundo, ou tendo servido de “ferramenta” para a seleção racial dos nazis...
tracking img