Ppra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5013 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Introdução :

Este Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA registra as condições ambientais e atividades exercidas nos locais de trabalho e, articulado com o PCMSO e outros programas, visa atender à legislação trabalhista e fornecer condições para que a Instituto Pedagógico Arcoense possa agir preventivamente, antecipando, reconhecendo, avaliando e controlando os riscos ambientais,os fatores ergonômicos e outros riscos presentes no ambiente de trabalho, levando em consideração a proteção dos trabalhadores e do meio ambiente.
A Portaria N.º5 de 29/12/94 aprova o texto da Norma Regulamentadora - NR 09 que estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implantação, por parte de todos os empregadores e instituições admitam trabalhadores como empregados, doPrograma de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA.



1.2 - Objetivo e Campo de Aplicação:

O PPRA tem como objetivo a prevenção da saúde e da integridade física dos trabalhadores, através do desenvolvimento das etapas de antecipação, reconhecimento, avaliação e controle dos riscos ambientais existentes nos locais de trabalho, levando em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursosnaturais.
De acordo com o item 9.15 da NR-09 – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais são considerados riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.
• Consideram-se agentes físicos as diversas formas deenergia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações ionizantes, bem como o infra-som e o ultra-som.
• Consideram-se agentes químicos as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ouvapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvido pelo organismo através da pele ou por ingestão.
• Consideram-se agentes biológicos as bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre Outros .
O conhecimento e a percepção que os trabalhadores têm do processo de trabalho e dos riscos ambientais presentes, serãoconsiderados para fins de planejamento e execução do PPRA.
O PPRA é parte integrante do conjunto mais amplo de iniciativa da empresa no campo da na NR-07.



1.3 Responsabilidades :

Do empregador:
• Estabelecer, implantar e assegurar o cumprimento do PPRA, como atividade permanente da empresa, instituição ou condomínio.
• O empregador deverá garantir que, naocorrência de riscos ambientais nos locais de trabalho que para as devidas providência coloquem em situações de grave e iminente risco um ou mais trabalhadores, os mesmos possam interromper de imediato as suas atividades, comunicando o fato ao superior hierárquico direto para as devidas providências.
• Deverá ser efetuada, pelo sempre que necessário e pelo menos uma vez aoano, uma análise global do PPRA para avaliação do seu desenvolvimento e realização dos ajustes necessários e estabelecimentos de novas metas e prioridades.



Dos trabalhadores:
• Colaborar e participar na implantação e execução do PPRA.
• Seguir as orientações recebidas nos treinamentos oferecidos dentro do PPRA,patrocinados pela Empresa.
• Informar ao seu superiorhierárquico direto ocorrências que, a seu julgamento possam implicar risco à saúde dos trabalhadores



2 – Identificação e Apresentação da Empresa


Razão Social: Instituto Pedagógico Arcoense

CNPJ Nº: 01442373/0001*85

Atividade Principal: Educação

Grupo: 85.1

Subgrupo: 85.13-59, 85.41-4

Grau de Risco: Baixa

Endereço Completo: Av.Governador Valadares, Nº 417,Centro...
tracking img