Ppra hospitalar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6020 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividades e Operações Insalubres: Descreve as atividades, operações e agentes insalubres, inclusive seus limites de tolerância, definindo, assim, as situações que, quando vivenciadas nos ambientes de trabalho pelos trabalhadores, ensejam a caracterização do exercício insalubre, e também os meios de proteger os trabalhadores de tais exposições nocivas à sua saúde. A fundamentação legal, ordináriae específica, que dá embasamento jurídico à existência desta NR, são os artigos 189 e 192 da CLT.

Acidente no ambiente hospitalar envolve o profissional da área da saúde como também pacientes, visitantes, instalações e equipamentos. Muitos acidentes acarretam vários tipos de prejuízos.
O Hospital deve desenvolver continuamente essa política de qualidade, eficiência e eficácia, assegurando quegerentes e funcionários estejam cientes de suas responsabilidades na redução de riscos e acidentes.
Devem promover e reforçar práticas seguras de trabalho e proporcionar ambientes livres de riscos, em acordo com as obrigatoriedades das legislações municipais, estaduais e federais.
Os diversos profissionais, em especial os gerentes e diretores, visando avaliar suas posturas frente aos temas desegurança no ambiente de trabalho, devem analisar os seguintes aspectos:

a. As obrigações legais referentes a segurança do trabalho estão sendo cumpridas? Estão resultando em níveis de segurança aceitáveis?
b. Os profissionais da área clínica estão utilizando equipamentos tecnologicamente compatíveis com a demanda? Sabem operá-los adequadamente?
c. Existem no hospital, programas de treinamentoe reciclagem adequados para uso da tecnologia médica?
d. O hospital possui equipe de manutenção? Essa equipe possui os recursos necessários para a manutenção de equipamentos médicos e de infraestrutura? É realizada a manutenção preventiva dos equipamentos vitais?
e. Possui Brigada Contra Incêndio (BCI)? Possui sistemas automáticos para extinção de incêndio? São eficientes e suficientes?
f.Possui sistema de geração de energia elétrica de emergência?
g. Os custos gerados com acidentes envolvendo funcionários e pacientes no ambiente hospitalar estão compatíveis com os investimentos feitos nas áreas de aquisição, treinamento e uso de tecnologias?
h. Os funcionários usam os equipamentos de segurança? São suficientes? Os riscos ambientais estão identificados e corrigidos?
i. Osfuncionários utilizam adequadamente suas ferramentas de trabalho? São suficientes para garantir o funcionamento seguro dos equipamentos e sistemas?
j. Os pacientes e visitantes recebem algum tipo de orientação sobre como agir em caso de incêndio?
k. Existem no hospital, profissionais com dedicação exclusiva na área de segurança?
l. Existem em seu hospital todos os projetos de arquitetura e engenhariaatualizados que possibilitem a tomada de decisões com maior precisão e segurança?
m. O hospital possui planos de emergência para enfrentar situações críticas como falta de energia elétrica, água, incêndio e inundações?
n. Existe no hospital uma lista de empresas prestadoras de serviços, que estejam aptas a prestar serviços aos equipamentos e instalações de acordo com as normas de segurançaaplicáveis?
o. Existe no hospital a ficha cadastral dos equipamentos existentes que indique a periodicidade dos testes de segurança e de desempenho dos mesmos?
p. São feitas, frequentemente, pelo menos mensalmente, reuniões com a comunidade de saúde, para discutir problemas de segurança existentes em sua unidade de saúde?

Área Avaliada | Posto de Trabalho | Riscos Ambientais | Agentes dos riscosambientais | Qualitativos | Quantitativos | Limite de tolerância | Lt nr 15Conforme seus anexos |
Hospital | EnfermeiraSecretáriaMédicosMotoristasAuxiliaresENCARREGADO DE RECEPÇÃO
RECURSOS HUMANOS

| BiológicosFísicos Químicosergonômicos | Hepatite, HIV, cytomegalovirus, infecção gastro-intestinal, herpes simples, influenza, parvovirus, Rubéola,Difteria, meningite, tuberculose, sarampo,...
tracking img