Estrangerismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2010 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Educacional “Santa Rita de Cássia”

EDUCAÇÃO

Componentes: Amanda Muniz, Dayanna Campista, Juliana Lyra, Kássia Farias, Kézia Ferreira Avancini, Mariana Netto, Thais Bridi e William Uliana.
Turma: 2º ano E.M.

Vila Velha, 6 de Maio de 2011.
INTRODUÇÃO

Educação engloba os processos de ensinar e aprender. É um fenômeno observado em qualquer sociedade.
A educação é exercida nosdiversos espaços de convívio social, seja para a adequação do indivíduo à sociedade, do indivíduo ao grupo ou dos grupos à sociedade.
A prática educativa formal — que ocorre nos espaços escolarizados, quer sejam da Educação Infantil à Pós Graduação — dá-se de forma intencional e com objetivos determinados, como no caso das escolas. No caso específico da educação formal exercida na escola, podeser definida como Educação Escolar. No caso específico da educação exercida para a utilização dos recursos técnicos e tecnológicos e dos instrumentos e ferramentas de uma determinada comunidade, dá-se o nome de Educação Tecnológica.
No Brasil, a educação é regulamentada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e pelo Fundo deManutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério.
Nesse trabalho, veremos sobre sete temas que estão dentro do contexto da Educação, que são: O Papel da Educação, Críticas à Função da Escola, O Papel da Tecnologia na Educação, Diferenças de Gêneros na Educação. Além de mais quatro temas: Bullying, O Papel da Família na Educação, e por fim, A Estrutura das Escolasdo Brasil.

O PAPEL DA EDUCAÇÃO

A educação tem como finalidade promover mudanças desejáveis e permanentes nos indivíduos, e que venham a favorecer o desenvolvimento do homem e da sociedade. Portanto, é importante que a educação atinja a vida das pessoas, o desenvolvimento humano com uma visão mais crítica e reflexiva.
A educação é um acontecimento pessoal. É pela educação que a cultura ea humanidade são transmitidas, conservadas e transformadas.
A escola é um espaço de participação e de compartilhamento de sentidos que implicam em transformações na vida pessoal de cada um dos que a freqüentam. A escola é um espaço em que produzimos e transmitimos cultura.
A educação acontece em todos os lugares em que as pessoas estão se relacionando umas com as outras.
A necessidade deensinar e de aprender saberes específicos para poder participar da vida social fez que a escola fosse inventada como lugar em que se ensina às crianças saberes científicos e técnicos.
A reflexão sobre educação não se esgota jamais. O processo educativo, seja o formal transmitido pela escola, seja o obtido através da experiência de vida não é temporário e se presta a insistentes debates eintenso estudo.

CRITICAS A FUNÇÃO DA ESCOLA

A Escola perdeu a função essencial de transmissão de conhecimentos e passou a ser uma coisa qualquer, sem função clara para a sociedade. A Escola foi inventada para que os que não sabem possam aprender com os que sabem. Ou seja, para o Ensino.
Cabe à escola formar cidadãos críticos e conscientes de seus direitos e deveres. A função básica da escolaé garantir a aprendizagem de conhecimentos e valores necessários à socialização do indivíduo.
É necessário que a escola propicie o domínio dos conteúdos culturais básicos, da leitura e da escrita, das ciências, das artes, etc.
Um dos maiores problemas além da burocratização das escolas são os educandos. Cada vez mais eles chegam à escola com pouco respeito pelos professores e atitudesdesadequadas. É dever do professor ensinar os conteúdos, mas o principal desse trabalho deve ser feito em casa pelos pais.
A escola hoje está com os princípios desvirtuados por culpa dos que lá estudam. Dando exemplo da maioria das escolas públicas do Brasil, você irá ver o quanto os alunos não ligam pro aprendizado.
A escola, principalmente a pública, é espaço democrático dentro da sociedade....
tracking img