Pppiii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3353 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS
CURSO DE PEDAGOGIA
CIRCUITO13











GEISYBELL DA SILVA CEDRAZ ARAUJO
ANA JOSENILDA LIMA PEREIRACARNEIRO
TÂNIA MARIA BORBA DOS REIS
JUSSARA A. ROBEIRO DE SANTANA
PATRICIAGONÇALVES DOSSANTOS
VALMIRA BOAMORTE DA HORA





PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA III
ANÁLISE DOS REFERENCIAIS CURRICULARES NACIONAIS E PARÂMETROS CURRICULARESNACIONAIS









Salvador

2011



























Texto analítico apresentado à Faculdade de Tecnologia e Ciências- Educação a Distância, como requisito de avaliação da disciplina Pesquisa e Prática Pedagógica III do curso de graduação de Pedagogia do 3º Semestre.


Salvador

2011Os PCN´s E RCN´s, como uma proposta inovadora e abrangente, expressam o empenho em criar novos laços entre ensino e sociedade e apresentar idéias do "que se quer ensinar", "como se quer ensinar" e "para que se quer ensinar"
Rede Pitágoras de Ensino













Os Parâmetros CurricularesNacionais apresentam uma estrutura organizacional que tem os objetivos gerais como referência principal para a definição das áreas e temas. Esses objetivos, destacam capacidades que se relacionam as diferentes dimensões de uma formação humana integral, ou seja, envolve os aspectos cognitivos, afetivos, físicos, éticos, estéticos, tendo em vista a atuação e inserção social, de forma a expressar aformação básica necessária para o exercício da cidadania e nortear a seleção de conteúdos MEC, 1997).
Em se tratando das áreas de conhecimento o PCN apresenta um conjunto de 10 volumes para as séries iniciais do Ensino Fundamental: Introdução, Língua Português, Matemática, Ciências Naturais, História e Geografia, Arte, Educação Física, Apresentação dos Temas Transversais, Meio Ambiente eSaúde, Pluralidade Cultural e Orientação Sexual.
Esse material é uma grande contribuição, foi elaborado a fim de servir como ponto de partida para o trabalho docente, norteando as atividades realizadas na sala de aula. O documento é uma orientação quanto ao cotidiano escolar, lista os principais conteúdos que devem ser trabalhados, a fim de dar subsídios aos educadores, para que suas práticaspedagógicas sejam da melhor qualidade. A escola visitada apresenta coerência entre o proposto no plano de aula e o que foi realizado na prática pelo professor.O planejamento é feito semanalmente detalhadamente onde registra seus objetivos ,conteúdos e procedimentos a serem trabalhados proporcionando uma organização que é a diferença entre uma aula bem sucedida.As aulas constituem-se de um conjuntosignificativo dividido em partes proporcionais , com inicio, meio e fim, a escola utiliza plano de aula flexível de acordo com a necessidade atual.Foi observado que a escola utiliza um planejamento anual baseado nos PCN’s e juntamente com a coordenação os conteúdos utilizados são problematizados no contexto social.
O currículo proposto pelo PCN contempla a heterogeneidade das classessociais existentes em nosso país, cabe a cada instituição se organizar nesse sentido, pois o mesmo precisa conhecer que tipo de educação a instituição quer oferecer, que princípios devem trabalhar e quais os objetivos a serem conquistados, pois cada comunidade apresenta uma realidade e a escola que não promove momentos de reflexão da prática docente causa uma relação duvidosa entre docente, alunos econteúdos a serem ministrados.
O ensino de qualidade que a sociedade demanda atualmente exige uma práxis educativa adequada as necessidades sociais, políticas, econômicas e culturais da realidade brasileira, os parâmetros curriculares, como o próprio nome diz, propõem orientações gerais sobre o básico a ser ensinado e aprendido em cada etapa. O currículo implícito nos PCNs contribui para...
tracking img