Ppi projeto profissional interdisciplinar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1587 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO SUMARÉ DE ENSINO SUPERIOR
CURSO DE PEDAGOGIA




Projeto Profissional Interdisciplinar







AMBIENTE ALFABETIZADOR













SÃO PAULO
2011


INSTITUTO SUMARÉ DE ENSINO SUPERIOR
CURSO DE PEDAGOGIA




Projeto Profissional Interdisciplinar








AMBIENTE ALFABETIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTILTrabalho especialmente redigido como parte das exigências para a aprovação na disciplina Projeto Profissional Interdisciplinar sob responsabilidade da Profª. Luciana Alves.







ELAINE SANTOS R.A 1111360
JUSCELINA R. ARROYO R.A 1110894
LUANA DELAZARO R.A 1111097
MARLENE P. ANDRADE R.A 1111573
RENATA BARACHO R.A 1111170


SÃO PAULO
2011INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa conhecer mais sobre a alfabetização na educação infantil. Iremos pesquisar como pode ser esse ambiente, as dificuldades e os resultados em relação ao processo de alfabetização, todas as crianças que freqüentam a educação infantil devem ter acesso aos elementos da cultura que enriquecem o seu desenvolvimento e serinserido no meio social, através de atividades realizadas em situações de integração.
No processo de desenvolvimento infantil vale lembrar que as atividades que acontecem como brincadeiras, de formas pedagógica ou orientada por um professor têm que ser de forma que uma interaja com a outra. Tendo a instituição que oferecer as condições necessárias para que isso ocorra.
A educação infantildeve  favorecer o desenvolvimento infantil, no meio social, físico e intelectual, oferecendo às crianças contato com  diversas  situações pedagógicas para que essa  realidade que no Brasil, as crianças pequenas têm um dia a dia muito desfavorável que as colocam desde cedo em precárias condições de vida, favorecendo a trabalho infantil, abuso e exploração por parte dos adultos e para que essasituação seja transformada e a criança possa ter garantido o seu direito a uma educação de qualidade, que devera ser refletido positivamente no seu desempenho, nos primeiros anos do ensino fundamental.
Com a consciência de que a educação é o foco mais importante no desenvolvimento de uma sociedade, é com ela que desenvolvemos e crescemos melhores como nação e como cidadãos éticos.Ferreiro (2001) afirma que a alfabetização representa um dos processos cognitivos mais complexos, porque é um processo e o despertar para a leitura e escrita não acontece de uma hora pra outra. Sem falar nos diferentes ritmos de aprendizagem cada sujeito é um ser individualizado, mas todos passam pelo mesmo processo. Tendo em vista que a alfabetização é a etapa mais importante do processo deaprendizagem de uma criança e que o convívio da criança com a leitura e a escrita desde cedo se apresente de maneira natural e espontânea através dos símbolos lingüísticos. 
 Tendo em vista as questões acima elencadas, optamos por desenvolver uma pesquisa de cunho etnográfico como o objetivo de demonstrar a importância da educação infantil no ambiente alfabetizador e como podemos ter um processo dealfabetização mais agradável e dinâmico.


JUSTIFICATIVA
Optamos por esse tema para ressaltar a importância da educação infantil no processo de aprendizagem do educando. Acreditamos que depois da sociedade e família, a educação infantil é realmente o inicio da vida escolar da criança e extremamente importante, a aprendizagem é uma conquista, exploração do conhecimento pelaprópria criança como afirma Emilia Ferreiro:
A ”língua escrita é um objeto de uso social, com uma existência social (e não apenas escolar)”. Quando as crianças vivem em um ambiente urbano, encontram escritas por toda parte (letreiros de rua, vasilhames comercias, propagandas, anúncios da tevê, etc.). No mundo circundante onde estão todas as letras não em uma ordem pré-estabelecida,...
tracking img