Positivismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1174 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Positivismo
O Positivismo é um conceito que possui distintos significados, englobando tanto perspectivas filosóficas e científicas do século XIX quanto outras do século XX, onde as ideias de percepção humanas são baseadas na observação, exatidão, deixando de lado teorias e especulações da Teologia e Metafísica. Segundo Comte, as ciências que são positivistas são a matemática, física,Astronomia, química, biologia e a recém-criada sociologia, que se baseia em dados estatísticos.
Desde o seu início, com Augusto Comte (1798-1857) na primeira metade do século XIX, até o presente século XXI, o sentido da palavra mudou radicalmente, incorporando diferentes sentidos, muitos deles opostos ou contraditórios entre si. Os positivistas acreditam que a ciência é cumulativa,transcultural (não interessa em qual cultura surgiu, serve para toda a humanidade). Novas ideias podem surgir sem ser continuação de conceitos velhos, como “entidades de um tipo podem ser redutíveis a entidades de outro”, por exemplo, o que se passa na cabeça de uma pessoa pode ser explicado pelas reações químicas no cérebro. A frase na bandeira brasileira é baseada no lema de Comte sobre o positivismo. Eledizia “amor como princípio e ordem como base; progresso como objetivo”, e o criador de nossa bandeira simplificou para “Ordem e Progresso”. Isto aconteceu no período onde a monarquia foi derrubada, e instalada uma república pelas pessoas que seguiam os pensamentos de Auguste. Nesse sentido, há correntes de outras disciplinas que se consideram "positivistas" sem guardar nenhuma relação com a obra deComte. Exemplos paradigmáticos disso são o Positivismo Jurídico, do austríaco Hans Kelsen, e o Positivismo Lógico (ou Círculo de Viena), de Rudolph Carnap, Otto Neurath e seus associados.
Para Comte, o Positivismo é uma doutrina filosófica, sociológica e política. Surgiu como desenvolvimento sociológico do Iluminismo, das crises sociais e moral do fim da Idade Média e do nascimento dasociedade industrial, processos que tiveram como grande marco a Revolução Francesa (1789-1799). Em linhas gerais, ele propõe à existência humana valores completamente humanos, afastando radicalmente a teologia e a metafísica (embora incorporando-as em uma filosofia da história). Assim, o Positivismo associa uma interpretação das ciências e uma classificação do conhecimento a uma ética humanaradical, desenvolvida na segunda fase da carreira de Comte.
Tendo início com Augusto Comte (1798-1857) na primeira metade do século XIX o positivismo teve outros representantes.
Positivismo na França
Pierre Lafitte (1823-1903). Filósofo francês, nascido em Béguey, Gironde.
Maximilien Paule Emile Littré (1801-1881). Lexicólogo e filósofo francês, nascido em Paris.
Hyppolyte-Adolphe Taine(1828-1893). Filósofo, historiador, crítico literário, francês, nascido Vouziers, Ardennes.
Théodule Armand Ribot (1839-1916). Filósofo e psicólogo francês, n. em Guingamp, Bretagne.
Ernest Renan (1823-1892). Filólogo, historiador e filósofo francês, n. em Tréguier, Bretagne.
Emile Durkheim (1823-1917). Sociólogo francês, de origem judia, nascido em Epinal, Alsácia.
Felix le Dantec (1869-1917).Biólogo e filósofo francês, nascido em Plougastel. Em Paris estudou biologia e fisiologia na Escola Normal Superior.
Positivismo na Inglaterra
John Stuart Mill (1806-1873). Filósofo e economista inglês, nascido em Londres.
Charles Robert Darwin (809-1882). Cientista e filósofo inglês, nascido em Shrewsbury, no Shropshire.
Herbert Spencer (1820-1903). Filósofo social inglês, nascido em Derby.Recebeu toda a educação com preceptores particulares.
Carveth Read (1806-1931). Foi professor de filosofia no University College, de Londres, 1903-1911.
George Edward Moore (1873-1958). Filósofo inglês, nascido em Londres.
Alfred North Whitehead (1861-1947). Matemático e filósofo, inglês, nascido em Ramsgate.
Bertrand Russel (1872-1970). Filósofo inglês, n. em Trelleck, País de Galles (F. Mora...
tracking img