pos moderno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1133 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tese:

O livro “Mundo pós-moderno” de José Arbex e Cláudio Júlio Tognoli discute o relativismo dos conceitos políticos, culturais, sociais, éticos, estéticos como característica marcante da era pós-moderna, em que não se admite uma verdade absoluta. Com um olhar crítico os autores propõem uma reflexão sobre as diversas máximas do mundo contemporâneo.


Resumo dos capítulos:

No primeirocapítulo “Modas e modas do nosso tempo” os autores falam sobre o papel do modernismo dentro da sociedade. No século XIX, a moda era única e específica, conseguia se identificar uma personalidade por um simples corte de cabelo que na época era capaz de expressar o que uma pessoa pensava sobre o mundo.
A partir do século XX, contando com grande influência americana surgem à modernidade cominovações de tecnologia em seus carros, rádios, telefones tal novidade começa a fazer parte integral da vida da população e acabam se tornando padrões sociais. Os EUA além de ter papel fundamental no modernismo é de grande influência sobre o modo de vida das demais nações, devido ao seu poder bélico altamente sofisticado e mais avançado que o restante do mundo. Muitos outros aspectos tiveram seu lugar nessaépoca como, as drogas, a banalização do sexo, o rock in roll, a AIDS, e o consumismo exagerado.
Nesse sentido, a relação do modo de vida do sujeito pós-moderno com a característica relativista, é que a moda é algo transitório que surge a partir da necessidade e das influências da época.


No segundo capítulo “Quando o vídeo game captura a vida” os autores mostram como o Vídeo Game podecombinar tecnologia, realidade e fantasia. Tratam o assunto com dois olhares distintos, um otimista onde acreditam que as novas tecnologias possam auxiliar na educação. Por outro lado o olhar pessimista argumenta sobre inúmeros problemas, um deles é confusão dos jogadores com mundo real e o mundo da fantasia.
A tendência de quem utiliza esse meio de diversão é ficar cada vez mais dependente dasnovidades. Quanto mais novo e mais real é o jogo, mais os jogadores terão essa necessidade de estar sempre ligados a esse mundo virtual. Mas apesar de o vídeo game proporcionar diversão e “conhecimento” para alguns, não irá anular nem substituir coisas que somente os homens conseguem fazer, como namorar, amar, rir com os amigos, enfim, o espírito humano.
Sua relação com o relativismo é que as pessoasque buscavam realidade no seu dia a dia, hoje encontram essa realidade dentro dos games e se satisfazem com isso. 

No texto “A sociedade das tribos” do capítulo três os autores relatam que a partir dos acontecimentos nas guerras mundiais, o mundo passou por diversas mudanças políticas e sociais. O capitalismo e o socialismo se mostram incapazes de cumprir suas promessas de felicidade. O povo foificando cada vez mais insatisfeito com a política, com as formas de governo, e passaram a dar mais importância a coisas pregadas pelo seu grupo social, aumentando assim a quantidade de tribos e de crenças distintas. 
A política, as tribos, os conceitos formados, fazem sem dúvida parte do relativismo. As mudanças são inevitáveis, a sociedade espera sempre mais da política, apesar de nem todos acompreenderem com totalidade. 

No quarto capítulo "A música que não é musica” conseguimos identificar estilos novos de músicas criados através de tentativas de plágios e alternativas antes não permitidas. O rock ao se formar trouxe uma grande novidade e revolucionou o mundo musical, depois de quarenta anos surgem novas idéias e mais uma vez é implantado um sistema alternativo diferente de tudojá existente, surge então por via dessas alternativas uma nova música o rap e com ele o hip hop. Estes estilos de origem periférica, trazem consigo um universo diferenciado, onde a violência, a crítica ao governo, as drogas e a prostituição fazem parte das letras do cotidiano dos músicos. 
Não somente esses estilos musicais, mas a música em si tem o objetivo de passar para seus ouvintes aquilo...
tracking img