Pos modernismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2656 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
QUEREN O que é pós-modernismo?
Pós-Modernismo é o nome dado às mudanças ocorridas nas ciências, nas artes e nas sociedades desde 1960, quando o cotidiano é invadido pela tecnologia eletrônica, visando saturações de informações, diversões e serviços que produzem um mundo de simulação.
Um clima de incertezas e uma dificuldade de sentir ou representar o mundo são as condições do pós-moderno.
Omomento pós-moderno não apresenta propostas definidas, nem coerências, tampouco linhas evolutivas. Deste modo, diferentes estilos convivem sem choques formando ecletismos e pluralismos culturais.

ADRIANA: Contexto histórico: Os valores da sociedade moderna passaram por transformações significativas com o término da Segunda Guerra Mundial. A partir da guerra fria começou o processo deglobalização. Como consequência veio o consumismo exagerado, a exploração do ser humano. No geral, uma palavra poderia ser dita para caracterizar essa época: a informação. Com o advento da internet a informação surgiu mais rápida e em mais quantidade. Vem nessa época músicas de protestos contra a discriminação sexual e racial, além do questionamento da ética do ser humano; já que, durante a segunda guerramundial e a guerra fria o ser humano rompeu com os limites de civilação.
No Brasil, nós tivemos a ditadura, com a tortura e repressão. Depois veio a eleição indireta de Tancredo Neves, depois de sua morte, José Sarney. Depois Fernando Collor de Mello e o seu impeachment.
Como a massificação tira a identidade das pessoas, a mesma coisa aconteceu com a literatura, se massifica e através dosmeios de comunicação visa alcançar o maior público possível. Isso é possível perceber pelos Best-sellers, que viram moda e são divulgados em lista de livros mais vendidos nas revistas.

YNGRID: Características do pós-modernismo: Diante da sensação de irrealidade, da desordem e do vazio, a sociedade cada vez mais se individualiza e se torna apática. Ela não encontra valores e sentido para a vida,somente se entrega ao prazer imediato e ao consumismo. Portanto, ela não desenvolve pensamentos profundos ou existenciais, mas apenas repostas rápidas e adequadas à era do consumismo exacerbado.
(Tal como o modernismo, o período subsequente valoriza a eliminação das distinções de gênero e de qualidade da arte, mas o pós-modernismo enfatiza a descontinuidade, a fragmentação, a desumanização, a faltade sentido e a desestruturação).
Como um dos objetivos é a comunicabilidade, ela promove a incorporação de todas as estéticas passadas, combinadas de modo inovador. Um outro traço característico é a intertextualidade, os textos escritos anteriormente são relidos a partir de uma visão paródica.
Além de da sociedade possuir uma postura niilista: onde eles não acreditam em nada, não lutam pornenhum ideal humanista. Seu grande “deus” é o consumo.
Outras características dos textos são: ironia e paródia, humor e fragmentação da realidade; enunciação de flashes cinematográficos aparentemente desconexos, ruptura com os padrões tradicionais da linguagem ( pontuação sintaxe etc.).

SAMIRA - Portugal: Esse “movimento” do pós moderno ganhou grande importância em países como Portugal,representado por dois grandes escritores: Lobo Antunes e José Saramago. Inclusive, esses dois são rivais, do tipo que sempre disputam a importância e a influência de seus livros ao público. Alguns falam que Lobo Antunes recebeu um dos mais duros golpes: o Nobel de Literatura concedido a Saramago - o primeiro e provavelmente durante muito tempo único entre escritores de língua portuguesa.
Algumas dascaracterísticas de Lobo Antunes são o seu resgate no passado, principalmente como crítica, nesse caso, As Naus narra a independência da Angola. O autor resgata as personagens mais importantes da História de Portugal e coloca como personagem do livro como Miguel de Cervantes, Luís Vaz de Camões. Este retorno das caravelas vem repleto de humor, fantasia e paródia. A partir de As Naus, Lobo Antunes...
tracking img