Arquivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4105 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1- QUAIS FENÔMENOS OCORREM EM UM DIELÉTRICO SUBMETIDO A UM CAMPO ELÉTRICO?
Polarização – deslocamento de cargas periféricas e orientação de moléculas dipolares. Uma manifestação da polarização são as correntes de fuga.

2- QUAIS SÃO AS GRANDEZAS EM TERMOS ENGENHARIA QUE DESCREVEM OS FENÔMENOS ASSOCIADOS AO COMPORTAMENTO DOS DIELÉTRICOS QUANDO SUBMETIDOS A CAMPOS ELÉTRICOS?
A permissividade,ou seja, a constante dielétrica e o fator de dissipação, ou seja, ângulo de perda ou tangente de perda.

3- EXISTEM DIFERENÇAS ENTRE SUBMETER UM DIELÉTRICO A CAMPOS CONTÍNUOS E ALTERNADOS?
Sim, campos elétricos contínuos não induzem polarização periódica e, assim, as perdas de energia elétrica estão associadas as correntes de fuga. Neste caso, o comportamento do dielétrico é determinado pelaresistividade volumétrica e superficial. Para campos alternados, além da corrente de fuga, há incremento nas perdas devido a presença de polarização ciclica.

5- QUAIS PARÂMETROS SÃO POSSÍVEIS DE SE AVALIAR A PARTIR DAS MEDIDAS DE CORRENTE VOLUMÉTRICA DE UM DIELÉTRICO SÓLIDO?
Condutividade volumétrica e superficial. Resistividade volumétrica e superficial.

6- O QUE SE ENTENDE POR “PROCESSO DERUPTURA DE UM DIELÉTRICO”?
Por processo de ruptura entende-se que quando o limite de tensão de um material é excedido (tensão de ruptura) este passa por este processo, que é caracterizado pela perda de suas propriedades isolantes (o material passa a conduzir, mediante a criação de íons).

7- O QUE É “TENSÃO DE RUPTURA”E “SUPORTABILIDADE OU RIGIDEZ DIELÉTRICA”?
Tensão de ruptura-> tensão soba qual o material entra em processo de ruptura, ou seja, passa a perder suas características isolantes.

Suportabilidade Dielétrica, Rigidez Dielétrica ou Rigidez Elétrica -> análogo da tensão de ruptura, no entanto, referindo-se a campos elétricos, ou seja, o campo a que o material pode ser submetido para ocorrência do processo de ruptura.

8- COMO SE MANIFESTA O FENÔMENO DE POLARIZAÇÃO DEUM DIELÉTRICO?
A exposição de um dielétrico a um campo elétrico é a responsável por sua polarização, esta exposição manifesta-se externamente através do aquecimento do material, da corrente de fuga. E internamente através da polarização de suas moléculas dipolares.

9- QUAIS CARACTERÍSTICAS DE POLARIZAÇÃO SÃO OBSERVADAS NOS DIELÉTRICOS?
As mais evidentes são a polarização, ou seja, deslocamentodas cargas limitadas periféricas ou a orientação das moléculas dipolares e o aquecimento do material devido suas correntes de fuga.
Nos dielétricos polares, a polarização manifesta-se pela orientação dos dipolos em direção ao campo.
Outra resposta: pode-se observar uma característica linear por parte dos dielétricos, ou seja, estes tendem a orientar-se em direção ao campo com uma intensidadelinear à solicitação.

10- QUAIS SÃO AS GRANDEZAS ELÉTRICAS ASSOCIADAS COM OS MECANISMOS DE POLARIZAÇÃO DE UM DIELÉTRICO SÓLIDO?
Tensão, capacitância e carga elétrica acumulada.


11- DEMONSTRE QUE?
C = ε.C0

Q=C.V (1)
Q0=C0.V(2)
ε=Q/Q0
½ = > Q/Q0=C/C0=> ε=C/C0=>C= ε.C0


12- QUE TIPO DE AVALIAÇÃO PODE SER OBTIDA DA EXPRESSÃO (1)?
Que a permissividade pode ser obtida não somente pelarelação carga armazenada no material e carga armazenada para o vácuo, mas também em termos de capacitância. Em outras palavras, a permissividade relativa de um material pode ser também definida pelo quociente da capacitância de um capacitor construído utilizando um dado material dielétrico e a capacitância de um capacitor equivalente construído utilizando com o mesmo arranjo de eletrodos e vácuocomo dielétrico.

13- QUAIS SÃO OS ASPECTOS FÍSICOS E ESTRUTURAIS QUE CONTROLAM O COMPORTAMENTO DOS DIELÉTRICOS SUBMETIDOS A CAMPOS ELÉTRICOS?
A polarização de um dielétrico apresenta duas características principais relacionadas com o estado de agregação e a estrutura do dielétrico. Uma que é praticamente instantânea de uma maneira quase elástica, sem dissipação de energia, sem a evolução dos...
tracking img