Portugues

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (721 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Biografia de Camilo Pessanha
 
Camilo de Almeida Pessanha nasceu em Coimbra, na freguesia da Sé Nova, no dia 7 de Setembro de 1867. Filho de Francisco António de Almeida Pessanha (estudante deDireito) e de Maria do Espírito Santo Duarte Nunes Pereira (governanta de seu pai), viveu com os seus pais em Coimbra, nos Açores e em Lamego. Estas mudanças de residência deveram-se essencialmente àscolocações ou transferências do pai como juiz.
Em Lamego no ano de 1878 termina a instrução primária, e em 1884 completa o curso liceal no Liceu Central de Coimbra, ingressando posteriormente naFaculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
Durante o período académico publicou poemas e outros escritos em revistas e jornais como “A Crítica” ou o “Novo Tempo”, embora tenha oferecido a maioria dosseus poemas.
A vida boémia que fez durante o seu percurso académico, em nada contribuiu para a melhoria da sua débil constituição física. 
Em 1891 termina o curso de Direito e no ano seguinteingressa na magistratura, ocupando o lugar de procurador régio de Mirandela. Dois anos mais tarde parte para Óbidos como advogado. Nesta cidade, aproxima-se de Alberto Osório de Castro, cuja irmã, Ana deCastro Osório desperta sentimentos amorosos no poeta, levando-o a pedi-la em casamento, no qual ela declina. O amor não correspondido terá levado Camilo a mudar o rumo da sua vida.
Em 1893 é aberto umconcurso para Professores no Liceu de Macau. Camilo Pessanha apresenta-se como candidato e é nomeado como professor de Filosofia. Desempenhou outras funções em simultâneo com a docência, tendo sidoadvogado, conservador do registo predial e juiz substituto do tribunal da comarca.
Em Macau, adquire o gosto pelo colecionismo de objetos raros e curiosidade pela língua e literatura chinesa. Ocontacto com a cultura chinesa fez com que escrevesse vários estudos e fizesse traduções de autores chineses.
As poucas viagens de Camilo a Lisboa tiveram como objetivo uma possível recuperação do seu...
tracking img