Portugues

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. As estruturas abaixo estão sem gramaticalidade, ou seja, não estabelecem comunicação e, por isso, são ininteligíveis. Reescreva-as de forma que elas se tornem compreensíveis. (1,0 - ponto)
a) A nula possibilidade engravidado você de ter é praticamente.

R: É praticamente nula a possibilidade de você ter engravidado.
A possibilidade de você ter engravidade é praticamente nula.

b) Oprimeiro dever pelo passado professor de foi português uma descrição objetiva.

R: O primeiro dever passado pelo professor de português foi uma descirção objetica.


c) Desde evoluiu que o ser humano e a caminhar de pé aventurou-se, a vertebral coluna não sua sofrer parou de mais.

R: Desde que o ser humano evoluiu e aventurou-se a caminha de pé, a coluna vertebral não parou mais de sofrer.d) Tudo isso e muitas trouxe análises interpretações.

R: Interpretações e muitas análises trouxe tudo isso.


e) O homem de administrar é capaz com competência quase tudo que rodeia o.

R: O homem é capaz de administrar quase tudo que o rodeia com competência.
Com competência o homem é capaz de adminstrar quase tudo que o rodeia.










2. Reescreva os trechosseguintes. Você poderá eliminar, por exemplo, os termos usados com muita frequência, dar ao trecho uma disposição mais adequada, eliminar ou trocar os termos ou expressões coloquiais, mudar a pontuação sem que se altere o sentido da forma original. (2,0 - pontos)

a) Era uma manhã de sol escaldante em Manaus. Chegou a tarde. Lucas foi para casa cansado. A hora do almoço havia chegado. O calorcontinuava. Almoçou, levantou-se, tomou banho, vestiu-se, saiu para trabalhar novamente no escritório da Sete de Setembro. Pegou o ônibus. Uma hora depois estava lá.

R: Era uma manhã de sol escaldante em Manaus, Chegou a tarde, Lucas foi para casa almoçar. O calor continuava, logo após a refeição, se preparou e foi para seu escritório da Sete de Setembro, pegou o ônibos e uma hora depois estavalá.


b) Cheguei ao portão da empresa, chamei o porteiro e aguardei até que ele apareceu e me atendeu para a entrevista.

R: Cheguei ao portão da empresa, chamei o porteiro, o aguardei aparecer e fui atendido para a entrevista.

c) Então eu falei pra ele ir embora. E ele não foi, e me disse que só sairia de lá se eu falasse com ele. Então eu decidi dar-lhe atenção e nós conversamos e nosentendemos.

R: Então falei para ele ir embora, ele não foi, me disse que só sairia de lá se eu conversasse com ele. Então decidi dar-lhe atenção, nós conversamos e nos entendemos.


3. Leia atentamente os parágrafos abaixo e tente extrair a idéia principal que o autor deseja expressar. (1,0 - ponto)

a) Há uma tendência dos sistemas educacionais de priorizar o atendimento da populaçãoescolar e o ensino formal. O atendimento à população fora da escola tem sido postergado e vem acontecendo com a promoção de programas de educação de adultos e cursos de educação não formal que, na maioria dos casos, não facilita a inserção desses alunos no mercado de trabalho, não melhoram as condições requeridas para permanência no emprego e não complementam os programas de capacitação técnica comconteúdos de educação básica requeridos pelo processo educacional.

R: Critica a promoção de programas de educação de adultos e cursos de educação não formal.


b) Há no país uma indústria do auxílio-doença que provoca bilhões de reais em prejuízo ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). São médicos peritos, advogados, funcionários públicos e até políticos envolvidos em esquemas decorrupção. De 2001 a 2004, os gastos com auxílio-doença subiram 260%, de R$ 2,5 bilhões para R$ 9 bilhões anuais.

R: Resaltar que o INSS precisa de mais segurança em relação ou seu proprio sistema de representantes.

4. Desenvolva também estes tópicos frasais: (2,0 - pontos)
a) A prática do esporte deve ser incentivada e amparada pelos órgãos públicos. Pois além de agradar a população com lazer...
tracking img