Portugues 3 ano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (519 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
uuInterpretação de texto
O nome
Não tinha jeito! O Chico não gostava do nome dele e pronto.

— Mãe, por que você foi escolher o nome de Francisco pra mim? Eu não gosto desse nome porque viraChico e o João falou que Chico é o nome até de macaco.
A mãe dele não sabia direito o que responder. Afinal, quando ela era pequena, também não gostava de seu nome. As crianças viviam fazendo gozação:
—Ivete canivete põe no fogo e não derrete!
Foi pensando nisso que ela argumentou:
— Sabe, Chico, quando a gente é pequeno, a gente não gosta do nome. Acho que isso acontece com todo mundo...
OChico nem deixou que ela terminasse:
— Com todo mundo, nada. O João gosta do nome dele. Ele já me falou. O meu é que é feio. De hoje em diante meu nome vai ser Pli, como você me chama. Esse eu achobonito! — falou, convicto.

De fato, desde que Chico era pequeno, sua mãe o chamava carinhosamente de Pli. E, por isso, o pai e a Joana — que era a moça que cuidava dele — também passaram a chamá-loassim. E ele adorava. Nunca ninguém tinha feito gozação com esse nome. Ao contrário de Chico, que sempre vinha com uma brincadeirinha besta:
— Chico, cara de penico! Incomodam seus amiguinhos na escola.No começo ele até que não ligava muito. Mas, com o passar do tempo, cada vez mais gente ficava falando isso. Até gente grande! Ele tinha vontade de falar um daqueles palavrões bem feios. Às vezesaté falava. E falava com gosto. Ora! Que coisa mais chata era aquilo. Será que ninguém percebia que enchia a paciência?

Até que um dia ele foi viajar com pais. Avistou um rio lindo, cheio de água evida como jamais tinha visto e perguntou ao seu pai o que rio era aquele. O pai respondeu:

Esse é o Rio São Francisco meu filho, conhecido também como Velho Chico. É um dos rios mais importante doBrasil.

Emocionado, os olhos de Chico se encheram de lágrimas e a partir desse dia ele passou a ter muito orgulho do seu nome e percebeu que todos os nomes são bonitos e cheios de vida.

1)...
tracking img