Projeto e plano de aula para alunos com dificuldade em leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 42 (10376 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MARIA DO LIVRAMENTO VASCONCELOS GUERREIRO SILVANA LÚCIA MILÉO DE OLIVEIRA ALMEIDA

AVALIAÇÃO: discurso avançado X práticas tradicionais

UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA - UNAMA BELÉM – PARÁ 2002

2

MARIA DO LIVRAMENTO VASCONCELOS GUERREIRO SILVANA LÚCIA MILÉO DE OLIVEIRA ALMEIDA

AVALIAÇÃO: Discurso Avançado X Práticas Tradicionais

Avaliado por:

Data: _____/ _____/ _____UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA BELÉM – PARÁ 2002

3

MARIA DO LIVRAMENTO VASCONCELOS GUERREIRO SILVANA LUCIA MILÉO DE OLIVEIRA ALMEIDA

AVALIAÇÃO: discurso avançado X práticas tradicionais

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Pedagogia do Centro de Ciências Humanas e Educação da UNAMA, como requisito para obtenção do grau de Licenciatura em Pedagogia, orientado pela Profª Ms. AnaCélia Bahia Silva.

UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA BELÉM – PARÁ 2002

4

Qualquer que seja a nossa concepção da avaliação, e qualquer que seja a sua função principal, devemos, para poder avaliar, considerar um certo número de dispositivos. É fundamental precisar as circunstâncias (Quando? Em que contexto?), prever os instrumentos a utilizar, distribuir as tarefas, etc. Podemos então definir odispositivo como o conjunto das modalidades previstas de levantamento e tratamento da informação. CHARLES HADJI

5

Aos mestres Vocês, queridos professores, com jeito simples, mostraram como a vida se torna mais bela se possuirmos a persistência da busca porém, constante a nossa do conhecimento. continuará, Chegamos ao final do nosso contato diário, amizade independente do tempo ou lugar,pois carregamos sempre aquela que foi a maior lição: a lição de vida. Muito obrigada, amigos, a vocês dedicamos esse nosso Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.

iv

6

A

Ti,

nosso

Pai, em

que teu

sempre seguro

nos colo,

carregastes

agradecemos por mais uma etapa de nossas vidas que chega ao fim e por tudo que dela aprendemos. Pelas angústias e sofrimentossuperados com fé, pelas alegrias e amigos que nos deste ao longo do caminho. A Ti, Pai, dedicamos ao término de uma etapa da longa estrada, a nossa vitória, pois esta será Tua! Buscando no tempo, lembrar aqueles que nos filho, deram filhas, força, amor e carinho, e descobrimos que vocês, pais, maridos, parentes, colegas especialmente, você, nossa orientadora, Profa. Ms. Ana Célia Bahia Silva, quemuito contribui para o aprofundamento de nosso saber. Estes são todos aqueles que marcaram a nossa caminhada e fizeram com que tivéssemos a segurança necessária em alcançar o objetivo a que nos propomos – a conclusão de curso, em nível superior. Portanto, a todos por vocês, estarem nossos junto agradecimentos

conosco nesta luta. v

7

RESUMO

O objetivo deste estudo é explicitar eanalisar as razões da dicotomia entre o discurso e as práticas avaliativas, buscando identificar quais fatores contribuem para a não ocorrência de mudanças significativas nestas práticas, assim como detectar que condições precisam mudar na escola para que ocorram mudanças efetivas na forma de avaliar. O interesse pelo tema advêm, do fato, de percebermos que, embora apareçam nomes diversos paraavaliação, ainda estão presentes, no âmbito da escola, obstáculos a serem vencidos nessa complexa tarefa de avaliar a aprendizagem, promovendo mudanças reais e significativas nas práticas avaliativas e em seus impactos, bem como nos sujeitos envolvidos diretamente nesta questão: professores e alunos. Esta temática é importante porque possibilita o confronto com situações, nas quais a avaliação é tidacomo a responsável pela exclusão daqueles que não conseguem ser bem sucedidos na aprendizagem. Por outro lado permite-a analise da (in)coerência entre o discurso e práticas avaliativas na escola.

8

vii

SUMÁRIO INTRODUÇÃO................................................................................................ 01

CAPITULO

I:

PROCURANDO

COMPREENDER

AS

TEORIAS...
tracking img