Hotelaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4954 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Os Maias

A acção d'os Maias desenrola-se em Lisboa, na segunda metade dos séc. XIX,
tratando-se da história de três gerações da família Maia. A acção inicia-se no Outono de 1875, altura em que Afonso da Maia, nobre e rico proprietário, se instala no Ramalhete. O seu único filho Pedro da Maia de carácter fraco, resultante de uma educação extremamente religiosa e proteccionista, casa-se, contraa vontade do pai, com anegreira Maria Monforte, de quem tem dois filhos um menino e uma menina. Mas aesposa acabaria por o abandonar para fugir com um Napolitano, levando consigo a filha Maria Eduarda de quem nunca mais se soube o paradeiro.
O filho Carlos da Maia viria ser entregue aos cuidados do avô, após o suicídio de Pedro da Maia.
Carlos passa a infância com o avô, formando-se depois,em Medicina em Coimbra.Carlos regressa a Lisboa, ao Ramalhete, após a formatura, onde se vai rodear de alguns amigos, como o João da Ega, Alencar, Dâmaso Salcede, Euzébiozinho, o maestro Cruges, entre outros. Seguindo os hábitos dos que o rodeavam, Carlos envolve-se com a Condessa de Gouvarinho, que depois irá abandonar.
Um dia fica deslumbrado ao conhecer Maria Eduarda, que julgava ser mulherdo brasileiro Castro Gomes. Carlos seguiu-a algum tempo sem êxito, mas acaba por conseguir uma aproximação quando é chamado por Maria Eduarda para visitar, como médico a governanta Miss Sarah. Começam então os seus encontros com Maria Eduarda, visto que Castro Gomes estava ausente.
Carlos chega mesmo a comprar uma casa onde instala a amante. Castro Gomes descobre o sucedido, através de uma cartaenviada por Dâmaso Salcede, e procura Carlos, dizendo que Maria Eduarda não era sua mulher, mas sim sua amante e que, portanto, podia ficar com ela.
Entretanto, chega de Paris um emigrante, Sr. Guimarães, que diz ter conhecido a mãe de Maria Eduarda e que a procura para lhe entregar um cofre desta que, segundo ela lhe disse continha documentos que identificariam e garantiriam para a filha uma boaherança. Essa mulher era Maria Monforte a mãe de Maria Eduarda era, portanto, também a mãe de Carlos. Os amantes eram irmãos... Contudo, Carlos não aceita este facto e mantém abertamente, a relação incestuosa com a irmã.
Afonso da Maia, o velho avô, ao receber a notícia morre de desgosto.
Ao tomar conhecimento, Maria Eduarda, agora rica, parte para o estrangeiro, e Carlos, para se distrair,vai correr o mundo. O romance termina com o regresso de Carlos a Lisboa, passados 10 anos, e o seu reencontro com Portugal e com Ega, que lhe diz: "Falhámos a vida, menino!".


Introdução

A obra -prima de Eça de Queirós, publicada em 1888, e uma das mais importantes de toda a literatura narrativa portuguesa. É um romance realista (e naturalista) onde não faltam o fatalismo, a análisesocial, as peripécias e a catástrofe próprias do enredo passional.
A obra ocupa-se da história de uma família (Maia) ao longo de três gerações, centrando-se depois na última geração e dando relevo aos amores incestuosos de Carlos da Maia e Maria Eduarda. Mas a história é também um pretexto para o autor fazer uma crítica à situação decadente do país a nível político e cultural e á alta burguesialisboeta oitocentista, por onde perpassa um humor (ora fino, ora satírico) que configura a derrota e o desengano de todas as personagens.

Simbolismo

Os Maias estão incrivelmente repletos de símbolos.
Afonso da Maia é uma figura simbólica o seu nome é simbólico, tal como o de Carlos o nome do último Stuart, escolhido pela mãe. Carlos irá ser o último Maia note-se a ironia em forma de presságio.
NoRamalhete, esta designação e o emblema (o ramo de girassóis) mostram a importância "da terra e da província" no passado da família Maia. A "gravidade clerical do edifício" demonstra a influência que o clero teve no passado da família e em Portugal.
Por oposição, as obras de restauro, levadas a cabo por Carlos, introduziram o luxo e a decoração cosmopolita, simbolizam uma nova oportunidade, uma...
tracking img