Portugol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 54 (13409 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
ABORDAGEM CONTEXTUAL
O uso de algoritmos é quase tão antigo quanto à matemática. Com o passar do tempo, entretanto, ele foi bastante esquecido pela matemática. Com o advento das máquinas de calcular e mais tarde os computadores, o uso de algoritmos ressurgiu com grande vigor, como uma forma de indicar o caminho para a solução dos mais variados problemas.
Algoritmo não é a soluçãodo problema, pois, se assim fosse, cada problema teria um único algoritmo. Algoritmo é o caminho para a solução de um problema, e em geral, os caminhos que levam a uma solução são muitos.
Ao longo dos anos surgiram muitas formas de representar os algoritmos, alguns utilizando linguagens semelhantes às linguagens de programação e outras utilizando formas gráficas.
O aprendizado de algoritmos nãose consegue a não ser através de muitos exercícios.
Algoritmos não se aprendem:
– Copiando algoritmos
– Estudando algoritmos
Algoritmos só se aprendem:
– Construindo algoritmos
– Testando algoritmos


CONCEITO DE ALGORITMO
A automação é o processo em que uma tarefa deixa de ser desempenhada pelo homem e passa a ser realizada por máquinas, sejam estasdispositivos mecânicos (como as máquinas industriais), eletrônicos (como os computadores), ou de natureza mista (como os robôs).
Para que a automação de uma tarefa seja bem-sucedida é necessário que a máquina que passará a realizá-la seja capaz de desempenhar cada uma das etapas constituintes do processo a ser automatizado com eficiência, de modo a garantir a repetibilidade do mesmo.
Assim, é necessárioque seja especificado com clareza e exatidão o que deve ser realizado em cada uma das fases do processo a ser automatizado, bem como a seqüência em que estas fases devem ser realizadas.
À especificação da seqüência ordenada de passos que deve ser seguida para a realização de uma tarefa, garantindo a sua repetibilidade, dá-se o nome de algoritmo.
Embora esta definição de algoritmo seja correta,podemos definir algoritmo, de maneira informal e completa como:
“Algoritmo é um conjunto finito de regras, bem definidas, para a solução de um problema em um tempo finito e com um número finito de passos.”

Informalmente, um algoritmo é qualquer procedimento computacional bem definido que toma algum valor ou conjunto de valores como entrada e produz algum valor ou conjunto de valores como saída.Um algoritmo deve sempre possuir pelo menos um resultado, normalmente chamado de saída, e satisfazer a propriedade da efetividade, isto é, todas as operações especificadas no algoritmo devem ser suficientemente básicas para que possam ser executadas de maneira exata e num tempo finito.
Na prática não é importante ter-se apenas um algoritmo, mas sim, um bom algoritmo. O mais importante de umalgoritmo é a sua correção, isto é, se ele resolve realmente o problema proposto e o faz exatamente.
Para se ter um algoritmo, é necessário:
1. Que se tenha um número finito de passos;
2. Que cada passo esteja precisamente definido, sem possíveis ambigüidades;
3. Que existam zero ou mais entradas tomadas de conjuntos bem definidos;
4. Que existam uma ou mais saídas;
5. Que existauma condição de fim sempre atingida para quaisquer entradas e num tempo finito.
Para que um computador possa desempenhar uma tarefa é necessário que esta seja detalhada passo a passo, numa forma compreensível pela máquina, utilizando aquilo que se chama de programa. Neste sentido, um programa de computador nada mais é que um algoritmo escrito numa forma compreensível pelo computador.
FORMAS DEREPRESENTAÇÃO DE ALGORITMOS
Existem diversas formas de representação de algoritmos, mas não há um consenso com relação à melhor delas.
Algumas formas de representação de algoritmos tratam dos problemas apenas em nível lógico, abstraindo-se de detalhes de implementação muitas vezes relacionados com alguma linguagem de programação específica. Por outro lado, existem formas de representação de...
tracking img