Portifólio ead uninter - fundamentos em educação a distancia pág. 112

1064 palavras 5 páginas
PORTIFÓLIO EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ANA PAULA NUCCI
ELIANE APARECIDO MANSUR
HILEN JURDIM
RAFAELA CAROL BIANCO

PEDAGOGIA: PRIMEIRO ANO

ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM
QUESTÕES PARA REFLEXÃO

1- Leia capítulo e reflita: por que a implantação de diferentes modelos de EAD no Brasil aconteceu independente de uma política educacional? 2- Continuando a reflexão, que razões explicam a intensificação de uma política educacional para a modalidade a distância apenas na primeira década do século XXI?
Resposta:

Ao contrário do que pensam a maioria das pessoas, a educação a distância já começava dar os primeiros passos no século XX. Segundo Chaney, o ensino por correspondência que é uma das modalidades do ensino a distância, começou na Alemanha, com os professores Charles Toussaint (francês) e Gustave (Alemão), que estabeleceram uma escola de línguas em Berlim. Em 1840, temos notícias de um curso de taquigrafia por correspondência, ministrado por Isaac Pitmann.
Em 1873, Ana Ticknor, proporcionou para 10.000 mulheres um curso que criava oportunidades educacionais, também por correspondência.
Do século XX até a presente data, muito se tem avançado no tocante a EAD, tanto quanto as progressivas mudanças de tecnologias, quanto a forma de ensino.
Em 1900, primeiro no estado de RJ e depois em SP, algumas instituições estrangeiras passaram a oferecer ensino por correspondência no campo da educação técnica/eletrônica, engenharia. Os materiais impressos eram enviados por ferrovia.
Em 1950, duas instituições brasileiras passaram a oferecer cursos profissionalizantes por correspondência: Instituto Monitor e Instituto Universal Brasileiro, ambos em SP.
Em 1910, deram início de programas educativos com suporte dos meios eletrônicos. Edgar de Roquete Pinto e Venerando Graça utilizaram tanto o cinema quanto a radiodifusão como meios educativos. E razão disto, em 1923, a associação brasileira de educação, incentiva a aplicação sistemática do cinema e da radiodifusão na

Relacionados

  • Portifolio
    7905 palavras | 32 páginas