Marketing politico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1566 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MARKETING POLITICO
O que é marketing?
Marketing é a ciência que estuda o comportamento do mercado. No caso do marketing político, é o estudo do eleitorado. Dessa forma, o objetivo do marketing é compreender os anseios e desejos dos eleitores, adequando os discursos e temas para atingir de forma eficiente seu público-alvo: o eleitor.
Qual a diferença do marketing para a propaganda epublicidade?
Publicidade é uma “arma” de convencimento e persuasão. É feita para convencer as pessoas a adquirir aquilo que já está pronto. Já o marketing, se encarrega antes, de estudar os comportamentos e necessidades das pessoas, para somente depois realizar a produção de ações condizentes com tais informações. Ao entender o que se passa na sociedade, determinam-se estratégias a fim de atender os anseiose desejos das pessoas. Assim, o marketing é uma primeira “fase”, em um ciclo onde a propaganda é a “última” e deverá estar sempre vinculada a estratégia oriunda do marketing.
O que difere a propaganda eleitoral?
A propaganda eleitoral se difere da tradicional, principalmente, pelo conteúdo e pela comparação. Na propaganda eleitoral, ao contrário da publicidade de produtos, o que está sendopublicizado são idéias, propostas e projetos sociais, que vêm de uma pessoa que tem história, personalidade, fala, age e pensa. Aliado a isso, é dever da propaganda eleitoral gerar comparações, de pessoas, propostas, passadas e idéias futuras.
Quais as especificidades da comunicação política?
A comunicação política se difere das outras formas, pois é regida por leis distintas, à medida que visatransmitir idéias, conquistar apoios, manter e ampliar espaços, em um ambiente altamente competitivo e disputado. Nesse sentido, o foco é de interesse social, prestação de serviço e utilidade pública, com o objetivo de firmar uma imagem forte e positiva perante a sociedade.
Quais são os tipos de marketing voltados ao mercado político?
O marketing, ciência que estuda o mercado, se subdivide emesferas distintas para atender o “mercado político”: o marketing eleitoral (visa à disputa de eleições), o marketing pós-eleitoral (destinado ao ocupante de um cargo/mandato), o marketing governamental (atribuído às instituições de governo), e o marketing partidário (para partidos, sindicatos, organizações e agremiações políticas).
O que é Marketing Eleitoral?
O marketing eleitoral é a atividadeespecífica voltada para as eleições que, por meio de pesquisa, estratégia e planejamento, reúne um conjunto de técnicas modernas e práticas eficazes objetivando conquistar apoios e atingir da maneira mais eficiente o eleitorado almejado. O trabalho se inicia muito antes do período eleitoral e termina posteriormente ao dia da eleição. Campanhas modernas de candidatos realmente viáveis não podemprescindir de um planejamento estratégico e profissional de marketing eleitoral.
O que é Marketing Político?
O marketing político, ou “pós-eleitoral”, é voltado para o político detentor de mandato eletivo visando estreitar relações com seu eleitorado, de modo a firmar imagem positiva e gerar notoriedade de suas ações, propostas e projetos, criando um clima de aceitação, credibilidade e simpatia, aoidentificar e atender as expectativas sociais. Em um contexto de “campanha permanente”, o marketing político se torna fundamental na vida dos homens públicos, permitindo maior eficiência e reconhecimento, através da mais poderosa e barata arma do marketing que um político dispõe: o próprio mandato. Fazer-se presente durante o mandato é uma das melhores formas de ser lembrado em época de campanhaeleitoral
O que é Marketing Governamental?
O marketing governamental objetiva fazer com que a população tome conhecimento do que se passa nos diversos setores do governo e, por seu intermédio, refletir aos governantes suas expectativas, anseios e desejos que permitam uma maior interação entre a sociedade e seus mandatários. O papel primordial da comunicação governamental é a socialização dos...
tracking img