Portifolio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1597 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO..................................................................................................3

2- DESENVOLVIMENTO....................................................................................4/5

3- CONCLUSÃO.................................................................................................6/7

4-REFERÊNCIAS.................................................................................................8

INTRODUÇÃO

O processo de estabelecimento das relações humanas provoca problemas práticos entre os indivíduos. Entretanto, as decisões e as ações a serem tomadas baseiam-se na em escolhas que extrapolam a própria vontade individual e afetam aqueles que sofrerão as conseqüências desta ação.Diante desses problemas práticos do cotidiano, os indivíduos terão uma forma de se comportar e que pode se caracterizada pelo conceito de moral. Assim, pode-se afirmar que a moral regula os valores considerados genuínos por uma determinada sociedade, cultura e época, não sendo, portanto, universalista. O que pode ser moralmente aceitável para um indivíduo, pode não ser para o outro. (VASQUEZ, 1996)    A regulação individual ou grupal não satisfaz a necessidade de referência a princípios básicos extensíveis a toda a humanidade, justamente por não ser universal não se aplica a todos os povos, nem fornece a compreensão racional do real e efetivo comportamento humano. Estas exigências são alcançadas somente pelas condutas éticas, e esta não basta apenas como teoria, é preciso que cadaindivíduo incorpore princípios éticos e os utilizem na prática da vida cotidiana. (NALINI, 1997)
       O ser humano resulta de vários elementos condicionantes, e sua formação como pessoa será influenciada pelas condições sociais, econômicas, políticas e históricas as quais está inserido. As objetividades das relações sociais se impõem sobre as relações humanas, pois o ser humano viveem conseqüência de vários elementos condicionantes, que o levam a ser o que aparenta ser; mas também lhe fazem ser o que é. Isso implica necessariamente em indivíduos diferentes uns dos outros. (CAMPOS, 2004). Dentre as várias instituições onde os indivíduos estão inseridos, a escola é uma das mais importantes e responsáveis pela construção da identidade.

DESENVOLVIMENTO

  A própriasociedade estabelece os meios de categorizar as pessoas e os atributos considerados comuns para elas. Ao conhecer uma pessoa, os primeiros aspectos permitem observados permitem prever a sua "identidade social". Com isso, muitas vezes lhes são imputadas características que nem sempre são reais. Muitas vezes podem surgir evidências de que a outra pessoa possui um atributo que o torna diferente dos outros.Esse indivíduo pode deixar de ser considerado em sua plenitude e pode ser reduzido, até mesmo, a uma pessoa inferior. Tal característica é um estigma, principalmente quando seu efeito de descrédito é grande, muitas vezes considerado até como um defeito. (GOFFMAN, 1988)
       Ter consciência da inferioridade significa que a pessoa não pode afastar do pensamento a formulação de uma espécie desentimento crônico do pior tipo de insegurança que conduz à ansiedade e talvez à algo ainda pior, no caso de se considerar a inveja como realmente pior do que a ansiedade. O medo de que os outros possam desrespeitá-la por algo que ela exiba significa que ela sempre se sente insegura em seu contato com os outros; essa insegurança surge não de fontes misteriosas e um tanto desconhecidas como uma grandeparte de nossas ansiedades, mas de algo que ela não pode determinar. Isso representa uma deficiência quase fatal do sistema de construção do seu "eu". Contudo, este processo de interiorização surge justamente da existência de um sujeito que externo que provoca esta situação, como por exemplo, do patrão para o empregado ou do homem para a mulher.
    Os sociais durante os contatos e que...
tracking img