Portifolio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1644 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
l
FACULDADE DE MEDICINA NOVA ESPERANÇA

Reconhecida pelo MEC: Portaria nº 1.084, de 28 de dezembro 2007 publicada no DOU de 31 de dezembro de 2007, página 36, seção 1

ALUNA: Lauanne Sátiro Marcerlino Wanderley
PROFESSOR(A): wheruska
TURMA: B PERÍODO: 1 DATA: 17/04/2013

1. Atividade desenvolvida
Foi desenvolvido no dia 17 de Abril de 2013juntamente com as professoras de ISEC da Faculdade de Medicina Nova Esperança, uma visita domiciliar e na Unidade de Saúde, para que pudéssemos observar e descrever sob a forma de um portfolio a importância do trabalho realizado por essa equipe bem como, as dificuldades vivenciadas no dia-a-dia da população do bairro Valentina.

2. Objetivo Geral
Desenvolver um portfólio da entrevista feita com aenfermeira da Unidade de Saúde no bairro Valentina focando o olhar para as questões relacionadas à saúde e os serviços disponíveis nessa área.

3. Objetivo Específico
Proporcionar uma experiência de como funciona na prática o conteúdo teórico ministrado em sala de aula e observar de perto os objetivos de uma visita domiciliar, as micro áreas de moradia dos usuários da USF, o uso dos recursossociais, à ação política em saúde ou, ainda, como atitude complementar às ações de vigilância em saúde.
4. Participantes
Lauanne Sátiro Marcelino Wanderley
5. Descrição da atividade
No dia 17 de Abril de 2013, foi realizada a primeira aula em campo. O nosso grupo ficou sob a coordenação de Weruskha, professora responsável por nos levar até a USF de Ipiranga, localizada no bairro do Valentina e bempróximo a Faculdade FAMENE. Chegando lá, fomos atendidos pela Apoiadora Enfermeira Raquel de Souza, que passou todas as informações necessárias para entendermos o funcionamento da USF de Ipiranga.

5.1 Metodologia e instrumento utilizado
A pesquisa realizada foi do tipo exploratório descritiva, que segundo Gil (1991) visa proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-loexplícito ou a construir hipóteses. Envolve levantamento bibliográfico; entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado; análise de exemplos que estimulem a compreensão trata-se de uma metodologia geral para desenvolver teoria que está inserida em dados sistematicamente coletados e analisados. O instrumento utilizado foi um questionário sócio-econômico-cultural.5.2 Registro de Vivência-Visita à USF INTEGRADA IPIRANGA
A nossa entrevistada foi Raquel de Souza Lima Rodrigues, que é enfermeira há 12 anos, com especialização em Saúde da Família e em Auditoria de Serviço de Saúde, a mesma nos relatou está trabalhando nesse setor há um mês e dezessete dias. Quando questionamos se havia na unidade atividades em educação continuada ela nos respondeu que sim.Segundo a enfermeira Raquel a USF IPIRANGA é integrada e composta por três equipes: BOA ESPERANÇA, GIRASSOL e MONTE DAS OLIVEIRAS. Todas as equipes são compostas por odontólogo, enfermeiro, técnico de consultório dentário, técnico de enfermagem e 12 agentes comunitários de saúde, vale salientar que apenas a unidade Girassol possui médico. Quanto à estrutura física a mesma nos informou que asunidades contam com uma farmácia, onde todos os medicamentos são disponibilizados para as três equipes no caso da falta de algum deles o paciente é encaminhado para a farmácia popular, possui sala de nebulização, sala de observação, sala de curativo, sala de imunização, consultório medico, sala da enfermeira e consultório do dentário para cada equipe.
A falta de profissionais médicos tem sido umgrande desafio para os demais profissionais destas unidades, visto que apenas um médico não consegue suprir a necessidade do bairro, que é composta por aproximadamente 10.000 pessoas. Com isso, o atendimento perde a qualidade, visto que o tempo de atendimento é pouco em relação à quantidade de pessoas para serem atendidas, prejudicando a qualidade da consulta bem como o vínculo entre profissional e...
tracking img