Portifolio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1920 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS













CASE RESTAURANTE FELLINI


















Rio Negro
2012































CASE RESTAURANTE FELLINI






Trabalho de estudo de caso apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisitoparcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Processos Administrativos, Comportamento Organizacional, Gestão de Pessoas e Introdução a economia.

Orientadores: Prof. Dirceu Casa Grande
Prof. Elisete Zanpronio de Oliveira
Prof. Monica Maria
Prof. Wilson Salvalagio














Rio Negro
2012

1 INTRODUÇÃO


O estudo de casoanalisado o Restaurante Fellini, localizado no Leblon, zona Sul do Rio de Janeiro, o qual é uma empresa familiar, porém que trabalha com a gestão participativa. Como toda empresa de início passou por problemas e tinha dificuldade em atrair clientes. Porém o seu administrador Nelson Laskowisky, partiu para uma nova estratégia, visitar outros estabelecimentos do ramo e analisar os seus pontos fortese fracos, participou de associações de restaurantes e buscou informações em revistas especializadas na área.
O resultado é o sucesso do restaurante Fellini que chega a atender 800 pessoas por dia, o seu público é bem abrangente, são moradores da zona Sul do Rio de Janeiro, trabalhadores de empresas próximas e turistas, outro destaque é o grande número de pessoas da terceira idade que buscam oestabelecimento. O restaurante trabalha com bufê de cobrança por peso, o que atinge a todas as classes sociais devido a relação custo/benefício, porém o estabelecimento dispõe de diversos cardápios diferenciados que variam dos mais simples aos mais sofisticados. Para Nelson o segredo é nunca cair na mesmice, investindo na gastronomia e na qualidade do serviço.
Outro diferencial é sua estrutura degestão, no qual os funcionários não são meros empregados e sim uma equipe que trabalha com uma prioridade, o atendimento de qualidade buscando a satisfação dos clientes. Para isto o seu gestor Nelson administra a empresa de forma a atender todas as necessidades humanas dos seus funcionários dando total apoio em situações do dia a dia, para ter total dedicação desta equipe o administrador concede aosfuncionários incentivos, ou seja, prêmios de acordo com suas atividades e seu desempenho, fazendo com que estes busquem se destacar cada vez mais, dando o melhor de si na sua função.

2 DESENVOLVIMENTO


Estudo de caso da empresa Restaurante Fellini
Proposta da atividade
Desafio 1


O Restaurante Fellini como qualquer outra empresa tem setores que formam a organização, estes setorestrabalham separadamente, mas juntos dão um resultado, a empresa que neste caso é o sucesso.
Independente da estrutura da empresa percebe-se que é uma empresa familiar de gestão participativa, onde Nelson Laskowisky assume a frente do negócio buscando no ambiente externo, na concorrência ideias que podem tornar o restaurante ainda mais atrativo aos olhos dos clientes, Nelson conta também com o apoiode Ana Maria, nutricionista que supervisiona o cardápio e o atendimento, e a mãe e sócia, Helena, que ajuda a cuidar da parte financeira e atendimento, o que para a família é algo primordial. Analisando o estudo de caso entende-se que a empresa é composta pelas seguintes áreas:
a) Produção-cozinha: nesta área trabalham diversas pessoas onde cada uma traz uma especialidade na cozinha, comodescreve o dono, que tem até mesmo um sushiman especialista em comida japonesa, além de bons chefs de cozinha. No texto não retrata detalhadamente o número de funcionários por área, porém acredita-se que existam vários cozinheiros direcionados a estilos de cardápios ofertados;
b) Atendimento: o atendimento inicia no momento em que o cliente entra no estabelecimento, então sugere-se que neste...
tracking img