Portifolio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3112 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice


1. Objetivos do portfólio (1 lauda de redação pessoal)
2. Concepção de ensino-aprendizagem
3. Concepção de alfabetização
4. Sondagem
5. A) Caracterização da fase pré-silábica
B) Dez atividades adequadas à fase pré-silábica
6. A) Caracterização da fase intermediária 1
B) Dez atividades adequadas à faseintermediária
7. A) Caracterização da fase silábica (com ou sem valor sonoro)
B) Dez atividades adequadas à fase silábica (com ou sem valor sonoro)
8. A) Caracterização da fase silábica – alfabética
B) Dez atividades adequadas à fase alfabética
9. A) Caracterização da fase alfabéticaB) Dez atividades adequadas à fase alfabética
C) Dez atividades para trabalhar a ortografia com crianças recém alfabetizadas
10. Sugestões de 10 livros para a roda de leitura
11. Plano de aula de leitura
12. Atividade do plano de leitura
13. Bibliografia
14. Anexos

Objetivos do portfólioA realidade nas escolas brasileiras é preocupante sejam elas públicas ou privadas, ambas dispõe de professores despreparados para estar diante de uma sala de aula sedenta pelo saber, à espera de algo novo que as façam “melhores”, visto que na medida em que aprendemos nos tornamos melhores e mais capacitados. E o que esses alunos recebem são cópias de conteúdos, repetição de cansativosexercícios, e memorização de sílabas e frases. Ora segundo pesquisas uma criança antes de ser alfabetizada já recebeu um turbilhão de informações da mídia seja positiva ou negativamente, cerca de 5000h de conteúdos televisivos, e o que é apresentado a ela é ba be bi bo bu, Cecília foi ao cinema. Cecília comprou um doce, é muito contraditório.
Sabemos que o processo educativo sofre influênciasdiversas, da mídia, da sociedade, da família entre outras, cabe ao educados extrair o que há de positivo dessas influências e utilizá-los como material de trabalho. No portfólio encontra-se uma variedade de atividades que realmente são significativas para os alunos, que despertam o interesse delas pela aprendizagem.
O portfólio de alfabetização tem como finalidade apontar os caminhos para umaalfabetização coerente, que realmente ensina de acordo com as necessidades de cada aluno, respeitando suas fases e desenvolvendo um trabalho direcionado a cada uma delas. Tendo em vista o grande número de crianças que sofrem dificuldades durante esse período e mesmo aquelas que já passaram deste e não sabem ler e escrever é que se pensou nesse material, que servirá de apoio ao professor.
Paraa alfabetização é mais agradável e prazeroso aprender de forma lúdica já que o brincar é natural para ela, figuras, músicas, brincadeiras e histórias fazem parte do material montado para a alfabetização. Na alfabetização de jovens e adultos não será diferente, abordando temas que sejam familiares e do cotidiano. Esperamos que ele realmente fizesse a diferença tanto para o professor quanto aoaluno, a parte mais favorecida ou prejudicada nesse processo. Os passos a serem seguidos são trabalhosos, portanto muitos profissionais não o adotam, mas é a maneira correta e que realmente irá alfabetiza se causar danos e traumas.
O propósito do professor em primeiro lugar deve ser sempre o aluno e o compromisso para com ele é fundamental, a começar pelo material que será utilizado este deveser impecável, bem elaborado de acordo do perfil e o ritmo da turma sabe que cada fase da alfabetização precisa ser trabalhada de forma direcionada.
Que esse portfólio possa realmente abrir a s mentes dos professores, para o desenvolvimento de um trabalho sério de extremo respeito para com o outro e a si mesmo, no entanto, ele não deve ser engavetado ou ser objeto de egoísmo, e sim...
tracking img