Portifolio lingua portuguesa

ATIVIDADE PORTIFÓLIO – UTA LINGUA PORTUGUESA
Depois de fazer uma análise da revista em quadrinhos do Chico Bento pude constatar que esse posicionamento é inadequado, pois o mesmo não fala“errado”, mas sim de acordo com a Cultura em que está inserido.Vemos que em muitas regiões do nosso País temos sotaques, palavras e linguajar diferentes e mesmo assim não classificamos que todas essaspessoas falem errado.

As pessoas falam de acordo com o grupo social a que pertencem, com o nível de escolaridade que possuem,com a faixa etária em que se inserem, como gênero com que se identificam e com a época histórica em que vivem. Estamos dizendo que as pessoas falam de acordo com a sua identidade social.Isso nos leva a obvia conclusão de que na língua nãoexiste certo e errado,mas sim diferenças.(HARTMANN, SANTAROSA-2011 pg 27).

Então para Hartmann e Santarosa cada pessoa se expressa da maneira que lhe é ensinado,cada um aprende a expor suas idéiasde acordo com o circulo social em que esta inserido,pode-se pensar então que as pessoas que moram em outras regiões acreditam que nossa maneira de falar seja errada pois nem sempre seguimos a normapadrão para nos comunicar.Podemos perceber isso no dialogo abaixo entre o cientista da cidade e Chico Bento, que mesmo não tendo o conhecimento dessa norma entendeu exatamente o que ele queria lhepropor e não aceitou quando percebeu que o mesmo estava testando seu conhecimento.

- Deixe-me testar minha nova formula!

-Que qui ocê ta fazendo cas minhas prantas?

-Calma vocêvai gostar!Agora você vai falar com elas... e elas responderão!

-Tá mangando di mim,é?!Só pruque sô da roça ocê acha qui eu so burro é? (ALMANAQUE DO CHICO BENTO ,MAURICIO DE SOUZAEDITORA Nº 19)

Sabemos que a literatura infantil proporciona momentos de intenso prazer e que trabalha com o lúdico da criança, então entende-se que não é certo privar as crianças de terem...