Portifolio - metodologia do ensino de lingua portuguesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2640 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO:

1. INTRODUÇÃO........................................................................................
2. ANALISE REFLEXIVA ..........................................................................
1. A PESQUISA .......................................................................................
2.MÉTODOS..................................................................................................
3. RESULTADOS ............................................................................................
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS ..................................................................
4. REFERÊNCIAS .....................................................................................

1. INTRODUÇÃO

Por volta dos 12 meses, àcriança já começa a esboçar suas primeiras tentativas de produção de palavras em sua língua materna. Até dominar completamente essa técnica – e ao mesmo tempo arte – da fala, elas terão um caminho com muitos avanços e muitos momentos difíceis e de indecisão a percorrer. Em suas tentativas de produção de palavras tais quais ouvidas pelas produções dos adultos, as crianças tentam adaptar a forma daspalavras de maneira que consigam produzi-las o mais próximo possível da fala adulta, ou seja, as suas produções iniciais não são perfeitas cópias fiéis da fala adulta, tampouco são desordenadas e caóticas; são antes tentativas de produções próximas à fala adulta. Essas tentativas contêm “erros” e desvios de pronúncia que podem mostrar muitas coisas: que estratégias a criança está utilizando paraproduzir determinados tipos de sons, qual a dificuldade que a criança está enfrentando para produzir outros tipos e, muitas vezes, podem inclusive mostrar o nível de consciência fonológica da criança, por exemplo.
As tentativas de produção das crianças não são desordenadas. Há um sistema fonológico que subjaz ao conhecimento da criança, que podemos perceber quando, ao tentar falardeterminadas palavras, ela troca este ou aquele tipo de som por outro, denunciando assim algumas de suas estratégias de produção de sons na língua materna. Segundo Leonard, “as crianças normalmente têm formas sistemáticas de reduzir as palavras adultas a formas que se adequam a suas capacidades de produção”. Isso quer dizer que as primeiras produções das crianças podem ser organizadas em padrões, eestudadas a partir deles. Essas primeiras produções não são como dissemos, caóticas e confusas, mas seguem uma coerência sistemática.
Dessa forma a irá tentar produzir uma determinada palavra da fala adulta e até mesmo enfrentara produção de determinados sons ou grupos de sons da fala adulta.
A língua evolui normalmente através de processos fonológicos, sendo estes especialmente importantesacuando do estudo das Histórias das Línguas. Contudo, as línguas também sofrem certas evoluções naturais no dia-a-dia, evoluções essas que distinguem a oralidade da escrita sem, contudo, terem real impacto na "gramática" dessa mesma língua.
Esta evolução diária nem sempre é duradoura, e normalmente os processos que ocorre vão variando ao longo do tempo.
Na construção de uma língua é preciso, emprimeiro lugar, pensar em fonologia e fonética, ou seja, saber o que são e como tratar os sons. Contudo, ao início, não há maior dificuldade do que distinguir entre uma e outra: qual é a diferença entre fonologia e fonética? Bom, de modo simplificado, a fonologia estuda o comportamento dos sons e dos fonemas numa língua, enquanto a fonética estuda a produção dos sons.
O surgimento da linguagemexpressiva ocorre durante os primeiros anos de vida da criança, período em que os fonemas são adquiridos e estabelecidos quanto às posições nas sílabas e nas palavras e de acordo com uma cronologia que é ao que parece similar para a maioria das crianças. Durante a aquisição fonológica as crianças devem aprender quais os sons usados na sua língua e de que maneira eles são organizados
A...
tracking img