Portifolio contabilidade de empresas comerciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1811 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Aplicação financeira 4
2.2 Provisões trabalhistas............................................................................................4
2.3 Avaliação de estoques..........................................................................................5
2.4 Principios da entidade ecompetência...................................................................5
2.5 Legislação contábil................................................................................................6
2.6 Código de ética profissional do contador...............................................................7
CONCLUSÃO.............................................................................................................9REFERÊNCIAS..........................................................................................................10
INTRODUÇÃO

Todo poder emanado do povo, partindo deste principio, será exercido por meio dos nossos representantes eleitos; o papel da população é sua participação através da iniciativa de projetos de leis contendo as necessidades do povo e varias outras formas sendo atravésde mobilização e pressão popular e também através de assinaturas em massa, como no caso da Ficha Limpa, que reunião mais de 1,6 milhões de assinaturas.
A função social do elaborador da Lei é a de criar melhores condições de vida para o cidadão e para a sociedade.   A lei deve buscar legitimar as ações governamentais que forem boas para a realidade social do povo, ações que vão influir narealidade social de maneira positiva.

DESENVOLVIMENTO

2. 1 Aplicação financeira:

Os investimentos em aplicações financeiras de renda fixa são classificados no Ativo Circulante entre as Disponibilidades (se a aplicação é resgatável a qualquer momento) ou como investimentos temporários, se resgatável em prazo determinado com vencimento para até o término do exercícioseguinte. Naturalmente, se o resgate está previsto após o término do exercício seguinte, deverá ser classificado no Ativo Realizável a Longo Prazo.
Assim, ao se efetuar a aplicação em renda fixa, o montante deve ser lançado (de acordo com a expectativa do resgate) a débito da conta correspondente (acima) e a crédito da conta Bancos Conta Movimento no Ativo Circulante.
A apropriação dos rendimentos(em obediência ao regime de competência) nas aplicações com prazo superior a um mês deve ser efetuada por partidas mensais. Já nas aplicações em que o resgate e a aplicação ocorrem dentro do mesmo mês, o registro do rendimento será feito por ocasião do resgate.
O Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) incidente sobre rendimentos de aplicação financeira é compensável com o imposto devido pelaempresa com base no lucro real, presumido ou arbitrado, e será registrado em conta do subgrupo de Impostos a Recuperar no Ativo Circulante.

2 .2 Provisões trabalhistas
 
A provisão de férias é dedutível como custo ou despesa operacional, na apuração do Lucro Real (tanto para o IRPJ como para a CSL), conforme artigo 337 do RIR/99. Também são dedutíveis os encargos calculados sobre aprovisão do 13 º Salário, tais como: FGTS (8,5%), INSS ( empresa (20% +SAT (3%) + terceiros ( 5,8%) + percentual de aposentadoria especial caso houver).
 
A provisão de 13º Salário é dedutível como custo ou despesa operacional, na apuração do Lucro Real (tanto para o IRPJ como para a CSL), conforme artigo 338 do RIR/99. Também são dedutíveis os encargos calculados sobre a provisão de 13 ºSalário, tais como: FGTS (8,5%), INSS (empresa: 20% + SAT (3%) + terceiros (5,8%) + percentual de aposentadoria especial caso houver).
 
Por lei o 13º salário deve ser pago até o dia 20 de dezembro de cada ano, então dificilmente estará provisionado nos saldos do balanço de 31 de dezembro de 2006, exceto quando não pago no período determinado pela Lei. No entanto, o lançamento contábil, mês a mês,...
tracking img