Pesquisa socioeconomico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3791 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A PESQUISA DE DADOS SECUNDÁRIOS
A aplicação correta de métodos de coleta de dados já existentes, ou Dados Secundários, torna possível visualizar rapidamente os diversos meios em que estão inseridos os objetos de estudo, sejam estes internos ou externos à Empresa. Tais técnicas permitem obter, com baixo custo, internamente ou fora da Empresa, uma grande variedade de dados para investigação.Também é conhecida como desk research.
As fontes da Pesquisa de Dados Secundários são :
Dados internos Relatórios de vendas, marketing, área de custos, distribuidores-revendedores, central de atendimento ao cliente, cadastro de beneficiários de programas, etc,
Dados externos publicações diversas (governamentais, associações – sindicatos, revistas, jornais, etc) e fontes padrões (estudos demercado, painéis de consumo, etc), registros administrativos.
A periodicidade decenal dos censos demográficos, as limitações na desagregação do plano amostral das PNADs, a cobertura geográfica restrita das pesquisas mensais de emprego e desemprego e de outras pesquisas amostrais deixam grandes lacunas na disponibilidade de demográficas para micro-regiões e municípios brasileiros no períodointercensitários.
Nas últimas décadas, no bojo da descentralização na prestação de serviços sociais das instâncias federal e estadual para as prefeituras, alguns órgãos públicos vêm disponibilizando os dados de seus cadastros para outras finalidades que não apenas o controle administrativo ou registro legal para o qual foram idealizados. Com isso, têm se possibilitado a construção de políticas sociais,especialmente em âmbito municipal.
Este documento apresenta de forma simples Omo coletar tais dados através da internet. Através dele pode-se realizar um diagnóstico completo ou por temas a partir de informações secundárias.

1 DADOS SOBRE POPULAÇÃO
Digite o endereço do IBGE (http://www.ibge.gov.br), em seguida, na página principal, no item canais/banco de dados clique em SIDRA. O IBGE agregatodos os seus dados populacionais neste local.

Na página do SIDRA, clique em população. Quando a página de população abrir, clique em pessoas e depois na seta do retângulo de fundo branco com nome Brasil e escolha o Estado (por exemplo, Maranhão).

Você encontrará dados de 1872 até 2007. Clicando no ano, aparecerá uma janela em que você pode montar um quadro com as informações que desejar.Selecione então, população residente (LINHA), ano (COLUNA) e unidade territorial (CABEÇALHO). O restante das informações deixe com NÃO, com exceção da área para município onde você pode escolher o nome Estado (MARANHÃO) e do município (TIMON) ou pedir a relação com todos os municípios do Maranhão.
No final desta página clique em OK e uma tabela será gerada com as informações solicitadas. Feitoisso, surgirá uma tabela com os dados solicitados com os municípios do Maranhão inclusive Timon.

Caso queira exclusivamente um só município, selecione a opção Não no espaço para municípios e depois digite apenas o nome do município desejado.

Para os outros anos o ideal é trabalhar com estimativas populacionais. Para isso retorne à página principal do IBGE e clique em população e depois emestimativas de população e a seguinte tela aparecerá.

É importante observar que as estimativas populacionais são realizadas anualmente e utilizadas como referência para o Tribunal de Contas da União, Secretaria do Tesouro Nacional e demais órgãos administrativos.

Salienta-se também que tais dados não são organizados por faixa etária. Para que se possa ter uma noção da distribuiçãopopulacional por faixas etárias, solicitamos utilizar como referência as proporções percentuais do censo.

2 DADOS SOBRE EDUCAÇÃO
O INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), cuja missão é promover estudos, pesquisas e avaliações sobre o Sistema Educacional Brasileiro com o objetivo de...
tracking img