Portfolio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1402 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundamentos em Administração I
A politica de responsabilidade social Petrobras
A responsabilidade em um dos pilares de atuação da companhia junto com o crescimento integrado e retanbilidade. Dentro do plano estrategico de 2020 e seus atributos de Visão, traçou-se desafios de gestão especifícos em Responsabilidade Social.
Em sua Política de Responsabilida Social, a Companhia passou a reunirdiretrizes específicas nas áereas de gestão integrada. Desenvolvimento sustentável, direitos humanos, diversidade, trabalho decente, investimento social sustentável e compromisso da força de trabalho. Antes, as diretrizes de responsabilidade social estavam descentralizadas nas diferentes políticas corporativas. TEXTO REFERENTE A QUESTÃO 3.

Leia o seguinte texto e responda ao que for pedido.CONTRATOS ADMINISTRATIVOS: CLÁUSULAS DE REAJUSTE DE PREÇOS E REAJUSTES E ÍNDICES OFICIAIS
1 Introdução

Do Princípio da "Pacta Sunt Servanda"
Uma das teorias que dão fundamento aos contratos, em geral, inclusive aos administrativos, é a "teoria da imutabilidade das cláusulas contratuais", expressa pela máxima segundo a qual os pactos devem ser observados, ou pacta sunt servanda.
ESSEPRINCÍPIO teve origem na Escola Clássica francesa e foi adotado pelo Art. 1.134 do Código de Napoleão. Por ESSA REGRA, os contratos fazem lei entre as partes, POR ISSO devem ser cumpridos ou os pactos hão de ser observados, não obstante o advento de situações e resultados imprevisíveis, mesmo que levem à ruína um dos contratantes.
O princípio da pacta sunt servanda prevaleceu na teoria dos contratosdurante muito tempo, até o início do século XX, QUANDO o fim da Primeira Guerra Mundial trouxe novas situações que levaram os estudiosos a repensá-la.
Da Cláusula "Rebus Sic Stantibus"
Após a Primeira Guerra Mundial, em virtude dos estragos provocados pelo conflito, os fatos posteriores ao EVENTO provocaram profundas mudanças nas relações jurídicas contratuais, tanto nas relações entre aAdministração e os particulares como naquelas que envolvem apenas estes últimos.
REFERIDA MUDANÇA se deu na medida em que muitas pessoas dos países envolvidos na guerra foram à ruína financeira, vendo-se completamente impossibilitadas de continuar a cumprir contratos de longo prazo que haviam pactuado antes da ocorrência do conflito, inclusive com a Administração, celebrados em uma situação totalmentediferente daquela desastrosa na qual se encontravam.
NO ENTANTO, como até então era prevalecente a teoria da "pacta sunt servanda", com a ideia de que "os contratos devem ser obrigatoriamente cumpridos", aqueles particulares se viam em situação deprimente, tendo em vista que deveriam, necessariamente, continuar a cumprir com obrigações financeiras que já não lhe eram mais possíveis.
ARAÚJO, KleberMartins de. Contratos administrativos: cláusulas de reajuste de preços e reajustes e índices oficiais. Maio, 2002. Disponível em: http://jus.uol.com.br/revista/texto/3132/contratos-administrativos-clausulas-de-reajuste-de-precos-e-reajustes-e-indices-oficiais. Acesso em: 15 mar. 2011. (adaptado).

Uma das propriedades que distingue um texto de um amontoado de palavras ou frases é o relacionamentoexistente entre essas partes. A coesão textual trata da ligação, da relação, da conexão entre as palavras de um texto, através de elementos formais, que assinalam o vínculo entre os seus componentes.
Sendo assim, assinale a única alternativa que NÃO contém o elemento de coesão apropriado para substituir o termo POR ISSO, em destaque no texto, porque há perda de significado.TEXTO REFERENTE A QUESTÃO3.

Leia o seguinte texto e responda ao que for pedido.

CONTRATOS ADMINISTRATIVOS: CLÁUSULAS DE REAJUSTE DE PREÇOS E REAJUSTES E ÍNDICES OFICIAIS
1 Introdução

Do Princípio da "Pacta Sunt Servanda"
Uma das teorias que dão fundamento aos contratos, em geral, inclusive aos administrativos, é a "teoria da imutabilidade das cláusulas contratuais", expressa pela máxima segundo a qual os...
tracking img