Portfolio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3171 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER



ADRIANA GALVAN DAS NEVES, RU 563883
DAYANE DANIELY ALVES PEREIRA, RU 755428
JANAINA DALLA BARBA COLAÇO, RU 745835
KATIA LATOCH, RU 759430











PORTFÓLIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL –
CONTEXTOS EDUCATIVOS


















SAO JOSÉ DOS PINHAIS
2012
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA –FACINTER




ADRIANA GALVAN DAS NEVES, RU 563883
DAYANE DANIELY ALVES PEREIRA, RU 755428
JANAINA DALLA BARBA COLAÇO, RU 745835
KATIA LATOCH, RU 759430











PORTFÓLIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL –
CONTEXTOS EDUCATIVOS





















SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
2012
SUMÁRIO




1. INTRODUÇÃO 4
2. ATIVIDADE DO LIVROGESTÃO EDUCACIONAL, (HELENA LEOMIR DE SOUZA BARTNIK) – PG. 39 5
3. ATIVIDADE DO LIVRO ESPAÇOS EDUCATIVOS: UM OLHAR PEDAGÓGICO, (DANIELE FARFUS) – PG 78/79 7
4. PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL: CONTEXTOS EDUCATIVOS 9
4.1. CARACTERIZAÇÃO DOS CONTEXTOS EDUCATIVOS 11
4.2. PESQUISA EM ESPAÇO EDUCATIVO NÃO FORMAL 12
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
6. REFERÊNCIAS 157. ANEXOS 16


































1. INTRODUÇÃO





O presente trabalho foi dividido em três partes, a primeira aborda a Gestão educacional e as teorias da administração escolar, fazendo um paralelo entre as características da administração empresarial e a gestão educativa. Na segunda parte decorre-se sobre Espaços educativos: umolhar pedagógico, no tema “A cidade como possibilidade educadora”, onde aborda o desafio dos profissionais da educação na constituição de novos espaços educativos e a importância das cidades como espaços educadores e assim o resgate do conceito pleno de cidadania. E a terceira parte trata-se dos Contextos educacionais por uma educação integral e integradora de saberes, falaremos sobres as diferençasdos contextos educativos formais e não formais, o panorama histórico da educação no Brasil e os caminhos e sugestões para uma educação inovadora e participativa.

Na procura de base para entendimento do contexto não formal foi analisado e observado o contexto da catequese e seu método de ensino.
Podemos considerar o portfólio como uma ferramenta versátil que promove a reflexãosobre a investigação-ação, servindo, também, como partilha de ideias, atividades e materiais pelo fato de poder organizar uma grande diversidade de registros selecionados.
Realizando ações de formação, tendo expectativa de que esta venha a contribuir positivamente para as nossas práticas pedagógicas e também pela possibilidade de constituir um espaço de partilha de experiências.2. ATIVIDADE DO LIVRO GESTÃO EDUCACIONAL, (HELENA LEOMIR DE SOUZA BARTNIK) – PG.39





TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR


ATIVIDADE PARA REFLEXÃO




1. Faça uma releitura deste capítulo e trace um paralelo entre as opiniões de Félix e as de Lück transcritas a seguir:




“[...] Trata-se da proposição de um novo entendimento de organização educacional e de seusprocessos e, para além disso, das relações da educação com a sociedade e das pessoas dentro do sistema de ensino e da escola”(LÜCK, 2008, p. 53).
“[...]Aos educadores, de um modo geral, e aos administradores escolares, de modo específico, está posto o desafio: participar, efetivamente, do processo de transformação da escola e da sociedade” (FÉLIX, 1985,p.194).


Neste paralelo, Félixafirma que o conceito de administração escolar também pressupõe processos que legitimem as ações da gestão. No entanto, tem desdobramentos sociais; uma vez que os gestores assumem a responsabilidade dessas ações perante a comunidade e os órgãos da organização do sistema de ensino, legitimando as teorias desenvolvidas pala administração geral.
E para Lück, podemos afirmar que a busca de...
tracking img