Planejamento estrategico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1673 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE JARAGUÁ DO SUL –FATEJ

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL




PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
ALUNO: Marcelo Pinno


COCA-COLA




JARAGUÁ DO SUL
Setembro/2010





ESTRATÉGIAS DA EMPRESA




Em 1985 a COCA-COLA se equivocou em um pequeno erro de propaganda e abandonou sua fórmula da COCA.
Sua estratégia foi delançar em seu lugar a NEW COKE, com um sabor diferenciado, com isso fizeram uma enorme propaganda e divulgação do produto.
No começo o produto vendeu bem, pois era novidade no mercado, e logo as vendas começaram a cair, e vendo que os resultados não eram os esperados, trouxeram a antiga COCA-COLA novamente ou COKE CLASSIC, com isso colocaram seus esforços todos em cima do CLASSIC ereduziram a NEW COKE, sendo que em 1987 a CLASSIC era líder de mercado dentre os refrigerantes, tornando-se a marca de ataque da empresa contra a concorrente PEPSI. Em 1990,mudaram a embalagem da CLASSIC e a relançaram com o nome de COKE 2,tudo para desbancar qualquer outro produto e concorrente que tivesse no mercado.
Os gerentes da COCA-COLA tiveram uma visão errada ao fazer uma pesquisa ese basear nos resultados da mesma, de que a NEW COKE seria a preferida dos consumidores, axando que este novo produto conquistaria o mercado, e esqueceram que muitos ainda preferiam o sabor da COCA-COLA, sendo que a empresa deveria ter deixado a COCA no mercado, e somente ter lançado a NEW COKE como um complemento a sua marca.
A empresa em si se preocupa e muito em se tratando deresponsabilidade social, criando vários institutos pelo Brasil e em outros lugares do mundo, em si tratando em meio ambiente também visando sempre preservar e cultivar a natureza, onde a empresa investe muito em tecnologias de embalagens que utilizam menos matéria-prima sem perder a segurança e a qualidade que é essencial.
Opinião: Uma pesquisa de mercado nunca será exatamente correta, ou seja,que pode prever o que realmente será. A preferência dos consumidores sempre foi e será a COCA-COLA,sua fórmula é e será única e exclusiva,a empresa poderá sim lançar novas marcas,novos produtos com outros sabores,mas sem deixar de lado o produto que a fez a 1° do mundo em se tratando de refrigerante.
A COCA-COLA é a bebida mais vendida na maioria dos países, porém não em todos.INTRODUÇÃO


A empresa COCA-COLA visa ser a empresa mais respeitada e admirada em todo o planeta. Para atingir seus objetivos seguem uma linha de atuação global orientada,com rígidos códigos de conduta e sistema de gestãoestruturados a partir de um eficiente conjunto de princípios e valores.A empresa acredita que seu crescimento depende diretamente do desenvolvimento da sociedade em toda sua totalidade e do uso sustentável dos recursos naturais,onde se baseiam em um manifesto para o seu crescimento tendo cinco pilares fundamentais:planeta,pessoas,parceiros,portfólio e lucro.CONCLUSÃO




A empresa COCA-COLA está baseada em marcas e atitudes que inspiram momentos de otimismo, acreditam em refrescar o mundo em corpo, mente e espírito, e que é preciso agregar valor e fazer a diferença nos países em que atuam. A gestão do conhecimento utilizada pela empresa caracterizada pelonão compartilhamento das informações entre todos os níveis organizacionais pode ser aceito como um modelo altamente eficaz,e que também possuem um dos melhores e maiores laboratórios de pesquisas do mundo,onde elaboram suas fórmulas de sucesso.
















































REFERÊNCIAS...
tracking img