Portfolio de filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (468 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Portfolio de Rita
INTRODUÇÃO:
A partir da reflexão sobre o vídeo: Crianças Invisíveis, esse trabalho visa mostrar uma analise sobre “Os Invisíveis” vistos em nosso Município, elencando assim umarealidade vivenciada. Pois a luta pela sobrevivência tem afastado as crianças da escola e do convívio familiar, obrigando-a a conviver com a violência urbana. Pois cada vez mais, o trabalho infantiltem sido tema presente nas discussões e nos debates na sociedade brasileira.

DESENVOLVIMENTO:
Hoje, sabe-se que a questão do trabalho infantil está vinculada, embora não esteja restrita, à pobrezae as desigualdades sociais existentes no Brasil. Muitas famílias incentivam seus filhos a trabalhar desde cedo. Elas não veem os esforços das crianças como um trabalho, mas sim como uma ajuda na rendafamiliar. Para alguns pais, as crianças de baixa renda que trabalham estão salvas de vícios e da marginalidade.
Historicamente, o trabalho infantil esteve no cotidiano de crianças, sobretudo dascamadas mais carentes O trabalho infantil é um problema social que vem desde a época do Brasil colônia onde os índios, independentes da idade, eram obrigados a trabalhar. Hoje sem duvida no Brasilexiste uma má distribuição de renda causando assim uma exclusão social.
Assim como em toda parte em nossa região não e diferente, encontramos crianças sendo explorada nos mais diversos tipos detrabalho como e mostrado nas imagens abaixo:
.
Crianças trabalhando em pedreira

Crianças trabalhando na Lavoura
Este fato parece-me ser incontestável, visto que está diariamente nas ruas
aos olhosde quem quer enxergar apesar de termos leis que, teoricamente são maravilhosas. Entretanto este problema não esta em leis ou estatutos, e sim na
ausência de uma pratica, essas são as invisíveis,porque os adultos não são capazes de perceber seus sentimentos e suas necessidades, vendo apenas como instrumento para conseguir algo, aquilo que eles (adulto) desejam. Nesse sentido usam-nas e as...
tracking img