Portfolio bioquimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3623 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
foUNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
GRADUAÇÃO EM BIOMEDICINA

Portfólio para estágio supervisionado HUSF
Bioquímica

Letícia Cresano da Silva

Vassouras, 2012
UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
GRADUAÇÃO EM BIOMEDICINA

Portfólio para estágio supervisionado
Bioquímica

Portfólio solicitado como avaliação e cumprimento de cargahorária da disciplina Estágio supervisionado HUSF, apresentado pela acadêmica Letícia Cresano da Silva, sob a regência dos preceptores Sergio Ricardo Fernandes dos Reis.








Vassouras, 2012
Hospital Universitário Sul Fluminense - HUSF
Bairro Madruga
277.000-00
Rua Vicente Celestino, 201
Vassouras, RJ
(24)2471-2315

Setor onde foi realizado o estágio: Setor de BioquímicaData de início
Data de término:
Duração em horas: 48h
Nome do profissional responsável pelo estágio: Sergio Ricardo Fernandes dos Reis.

Vassouras, 2012.
Sumário

1. INTRODUÇÃO
2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO SETOR DE BIOQUIMICA
2.1. Preparo da amostra
2.2. Dosagem de Na/K/Ca
2.3. FR-Látex
2.4. Proteína C reativa (PCR)
2.5. VDRL
2.6. BHCG
2.7. ASO
2.8. TAP
2.9. PTT
2.10.Glicose
2.11. Proteinúria
3. Conclusão
4. Referências

INTRODUÇÃO

Os exames laboratoriais são essenciais e de grande importância na atividade clínica, pois confirma a saúde ou mostra um desequilíbrio na homeostasia, revelando possíveis disfunções no organismo do paciente.
Novos equipamentos e métodos surgiram ao longo dos anos visando facilitar o procedimento da técnica tornando-se cadavez mais específicos e sensíveis, gerando resultados mais precisos para encontrar a origem da doença.
Embora a área da saúde esteja se modernizando, é importante ter pessoas qualificadas e bem treinadas, pois na etapa pré-analítica ocorre a maior parte dos erros de exames laboratoriais. Cabe aos profissionais saber orientar o paciente, assim como ser crítico nos resultados duvidosos, manipularcorretamente as técnicas com biossegurança para manter o controle de qualidade e garantir a confiabilidade nos resultados.
Existem vários setores correlacionados nas Análises Clínicas, como Imunologia, Microbiologia, Parasitologia, Hematologia, Urinálise e Bioquímica. Este último será abordado e apresentado no portfólio, descrevendo práticas dos exames e a rotina observada durante o estágio nolaboratório de Analises Clinicas. Tais práticas se referem a dosagem de Na/K/Ca, FR-Látex, PCR, VDRL, BHCG, ASO, TAP, TTP, Glicose, Proteinúria, entre outros.
O setor de Bioquímica é responsável por investigar materiais orgânicos, como sangue, urina, líquor, secreções e vários outros, em que seus resultados revelam alterações metabólicas. Os exames realizados são complementares e devem ser emconjunto com outros exames como o hemograma e a urinálise para auxiliarem no diagnóstico clínico. São inúmeros testes, a maior parte deles são feitos por máquinas e equipamentos como Espectrofotômetro, Analisador de Eletrólitos, e outros procedidos por kits laboratoriais com reagentes. O setor de Bioquímica é responsável por investigar materiais orgânicos, como sangue, urina, líquor, secreções e váriosoutros, em que seus resultados revelam alterações metabólicas. Os exames realizados são complementares e devem ser em conjunto com outros exames como o hemograma e a urinálise para auxiliarem no diagnóstico clínico. São inúmeros testes, a maior parte deles são feitos por máquinas e equipamentos como Espectrofotômetro, Analisador de Eletrólitos, e outros procedidos por kits laboratoriais comreagentes.

Dosagem de Na/K/Ca

As dosagens no sangue de sódio, potássio e cálcio são determinadas pelo soro com o uso de um Analisador de Eletrólitos. Basta ligar o aparelho e inserir a amostra quando solicitado e aguardar e anotar os resultados.
O sódio é o principal íon dos fluidos extracelulares. É o determinante principal da osmolaridade e sua concentração no sangue é resultado de um...
tracking img